Postado em quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Pesquisa do jornal O Tempo aponta Pompilio em 1º
Uma pesquisa de intenção de votos, publicada pelo Jornal O Tempo, aponta o favoritismo de Pompilio Canavez (PT) na disputa pela prefeitura de Alfenas.
Alessandro Emergente
Uma pesquisa de intenção de votos, publicada hoje (1º de outubro) pelo Jornal O Tempo, aponta o favoritismo de Pompilio Canavez (PT), candidato à reeleição, na disputa pela prefeitura de Alfenas. O petista tem 43,82% da preferência do eleitor em pesquisa estimulada realizada pelo instituto Data Tempo/CP2.
O candidato do PPS, Marcos José Duarte Dias (Marcão), aparece 30,88% das intenções de votos, o que significa uma vantagem do primeiro colocado para o segundo de 12,94%. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos. O candidato do PCdoB, Eliacim do Carmo Lourenço, tem 9,56% das intenções de votos, segundo a pesquisa.

O percentual de indecisos é de 11,95%. Os eleitores que votariam em branco somam 1,79% e nulo, 1,20%. Já os que dizem não votar em nenhum dos candidatos que estão na disputa é de 0,80%.
O Data Tempo/CP2 também realizou pesquisa espontânea (onde os nomes dos candidatos não são apresentados). Nessa modalidade, o candidato do PT manteve a liderança com 40,64% da preferência do eleitorado. Marcão aparece com 29,68% e Eliacim com 8,96%.
A rejeição aos candidatos também foi abordada na pesquisa. De acordo com o levantamento, Pompilio tem 15,54% de rejeição; Marcão, 16,14%; e Eliacim, 20,12%. 2,79% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 27,49 não apresentaram rejeição - 17,93% não opinaram.
O instituto Data Tempo/CP2 ouviu 502 eleitores dos dias 25 a 29 de setembro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral no último dia 25 com o número 576/2008.
Administração
O instituto também questionou os eleitores sobre a atual administração de Alfenas. O resultado foi uma aprovação de 77,39% contra 20,12% que reprovam a atual gestão - 1,99% não opinaram.
A avaliação positiva da administração é dividida em muito boa (12,75%), boa (50%) e regular positiva (15,54%). Já os que reprovam são os que responderam regular negativa (10,76%), ruim (5,58%) e muito ruim (3,78%). Não responderam: 1,59%.
Em maio, o Jornal O Tempo também publicou uma pesquisa sobre a avaliação da população sobre a atual gestão. Na época, o levantamento feito pelo mesmo instituto (de 19 a 21 de março) apontou que 68,41% da população aprovava a administração do município, contra 30,6% que reprovavam. Foram ouvidos, na ocasião, 405 moradores.
Câmara Municipal
A pesquisa também questionou aos eleitores sobre os mais lembrados para ocupar as vagas de vereador. Mais de 37% dos eleitores ainda estão indecisos. Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) foi o mais citado: 16 vezes. Entre os mais citados aparecem o ex-prefeito Hesse Luiz Pereira (PSDB), Enéias Ferreira de Rezende (PRTB), Sander Simaglio (PV), Marcos Inácio (PT), o ex-secretário de Obras e Serviços Urbanos Antônio Anchieta de Brito (Cheta da Bicicletaria/PT), José Carlos de Moraes (Carlinhos Vardemá/PR), Maria José Souto Camilo (Zezé/secretária do Dr. Boaventura/PT) e Hemerson de Assis (Hemerson Sonzinho/PHS).

COMENTÁRIOS