Postado em sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bancada do PT pede nova composição de CPI

A bancada do PT na Câmara quer uma nova composição para CPI que investiga denuncia, da própria bancada, contra Mário Augusto Silveira Neto, do PRTB.


Alessandro Emergente

A bancada petista na Câmara Municipal quer uma nova composição para CPI que investiga denuncia, da própria bancada, contra Mário Augusto Silveira Neto, do PRTB. O pedido está sendo analisado pela assessoria jurídica da Casa para embasar decisão da presidência.

Os petistas pedem a revisão dos critérios para definição da composição partidária parra a formação dos integrantes da CPI. Também pedem que a CPI não seja assessorada por funcionários da Casa e sim por terceirizados. Nas regras para a composição atual, recomendada pela assessoria de plenário da Casa, o PT tem um representante. Os outros saíram de partidos isolados: DEM e PR. O PRTB não teve direito a representante por seu a legenda do acusado.

Quando houve o sorteio para definir os integrantes da CPI, o líder do Governo, Vagner de Moraes (Guinho/PT), adiantou em plenário que a bancada aceitava as regras, mas que, caso a assessoria do PT não concordasse, seguiria a orientação do PT. Foi o que fizeram. Entraram com um requerimento pedindo a anulação do sorteio.

O entendimento para que o PT não tivesse a maioria é que o equilíbrio de forças entre os partidos ficaria prejudicado. Haveria uma condenação prévia, uma vez que o pedido de CPI partiu da bancada do PT, analisam alguns assessores da Casa. Agora, a Procuradoria Jurídica analisa o caso.

Mário Augusto é acusado de quebra de decoro ao usar as dependências do Legislativo para fins particulares e “falsificar” documentos. Esta é a segunda CPI instaurada o que fecha a possibilidade de uma terceira. De acordo com fontes ligadas ao próprio Governo, a abertura da CPI foi uma estratégia para impedir a formação de uma nova CPI contra o Governo. A oposição havia solicitado informações sobre diversos temas e ensaiava um pedido de abertura de uma nova comissão.

Os integrantes da bancada do PT são Wagner Morais/Guinho, Domingos dos Reis Monteiro/Dominguinhos e Carlos Maciel/Melado e Marcos Inácio. No sorteio, Guinho, Arcanjo França (PP) e Renan Marques (PRTB) não tiveram seus nomes incluídos no sorteio porque já integram uma outra CPI.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo