Postado em sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Candidato à reeleição não comparece e é criticado
Alessandro Emergente
O candidato à reeleição pelo PT, Pompilio Canavez, não compareceu ao debate realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas e virou alvo de criticas dos adversários. O debate, realizado no salão de eventos do Hotel São Lucas, durou cerca de 2h30 e foi a oportunidade dos candidatos confrotarem seus programas de governo.
Com a ausência de Pompilio, o tom do debate foi ameno entre os dois candidatos de oposição: Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB) e Marcos José Duarte (Marcão/PPS). Mas os dois não popuparam criticas ao petista pela ausência.
Em comunicado, a coligação “Alfenas que Queremos”, encabecada pela candidatura do PT, justificou a ausência de Pompilio pelo fato de já ter compromissos agendados. Em um trecho da correspondência, classificou de “virulência” a ação dos adversários, o que gerou fortes criticas dos candidatos durante o debate.
Eliacim chegou a questionar: “O que tem medo o Senhor Prefeito?”. Disse que ao se ausentar Pompilio perdeu a oportunidade “de esclarecer do que ele tem medo”. Chegou a ser aplaudido, inclusive por correligionários do PPS. Em seguida, o mediador pediu que não houvesse manifestação da platéia. Do lado de fora, um telão foi instalado para que mais de cem pessoas acompanhasse o debate.
Marcão disse que se eleito fará uma auditoria na prefeitura. Afirmou que não consegue nenhuma informação solicitada à prefeitura sobre movimentações financeiras. “O que nós sabemos é que pode ter uma bomba ali dentro”, declarou.
Na avaliação de Eliacim, o maior desafio é construir uma gestao moderna e eficaz. “Nós queremos uma gestão que tenha como base o planejamento”, disse. “Sem planejamento, não existe administração”, declarou Marcão em outro momento do debate.
A necessidade de realização de concursos públicos para acesso ao serviço público foi defendida pelos dois candidatos presentes. O tema segurança pública também foi questionado aos candidatos que estão de acordo na reestruturação da Guarda Municipal. Eliacim abordou a necessidade de aumentar o efetivo atual da GM e a implantaçao do plano de carreira. Marcão disse que muitos GMs estão deixando a instituição devido a baixa remuneração.
A Saúde Pública foi outro tema colocado em debate. Marcão falou sobre a implantaçao da Farmácia de Minas, em parceira com o estado, o que avalia ser melhor que a Farmácia Popular, implantada no atual governo. Disse que pretende implantar um novo sistema de marcação de consultas, através de telefones.
Eliacim defendeu a humanização do sistema de saúde ao dizer que alguns princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) não estão sendo respeitados. Citou o transporte de pacientes como deficitário atualmente. A contratação de novos profissionais para área de saúde foi defendida por ele.
O debate, previsto inicilamente para às 18h, começou às 18h30. Foram cerca de 2h30 de debate, dividido em quatro blocos com um único intervalo de quase dez minutos. O Portal Alfenas Hoje fez a transmissão em audio ao vivo. O mediador do debate foi o professor Aristides Ribas de Andrade (Doutor em Filosofia do Conhecimento).

Candidatos no debate. Ao centro, o mediador do debate, Aristides Ribas de Andrade, professor e Doutor em Filosofia do Conhecimento.

COMENTÁRIOS