Postado em quinta-feira, 13 de março de 2025
às 16:04
Programa Lixo e Cidadania será implantado em Alfenas
Representantes da Prefeitura, Ministério Público e catadores de material reciclável se reuniram.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas por meio de diversas secretarias, Ministério Público e catadores de material reciclável, se reuniram na quarta-feira, no Teatro Municipal, para debaterem sobre a coleta seletiva de lixo na cidade e a implantação do Programa Lixo e Cidadania na cidade.
O programa Lixo e Cidadania é uma parceria entre a Prefeitura de Alfenas e o Ministério Público. O objetivo principal é melhorar as condições de trabalho dos catadores de material reciclável, além de benefícios gerados pelo programa.
Fernando Marinho, consultor da prefeitura de Alfenas e um dos organizadores da reunião, destacou que a 40% do matérias podem ser recicladas e que atualmente no município da forma como o lixo é descartado, esse percentual não chega a 10%.
“A atuação da Promotoria do Meio Ambiente, na organização e no enfrentamento do problema da reciclagem e a promoção de melhor qualidade de vida e trabalho aos catadores é de muita importância e isso se dará por meio do programa ‘lixo e cidadania’, que proporcionará uma maior participação na distribuição desses recursos oriundos, do processo de reciclagem”, afirmou Fernando Marinho.
Na avaliação de Marinho, as ações não dependem só do envolvimento da Prefeitura, mas também de todos os setores da sociedade, como comerciantes, empresários, famílias e estudantes. Diz que é um processo de tomada de consciência mínima para o descarte correto dos materiais recicláveis que podem virar fonte de renda para outras pessoas.