Postado em sábado, 8 de fevereiro de 2025 às 12:12

Presidente da Câmara Municipal anuncia que haverá agenda de cursos para Escola do Legislativo

Cursos de formação política e eventos de interesse público estão sendo programados para o decorrer do ano.


 Alessandro Emergente

O presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), informou, em entrevista ao Alfenas Hoje, que, em breve, haverá uma agenda de cursos gratuitos para a população de Alfenas. Os primeiros cursos serão nas áreas de ciências política e comunicação social. Um grande evento está sendo programado para março.

O objetivo é possibilitar cursos, que poderão oferecer certificados ou não, em parceria com as universidades ou com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que já possui uma forte atuação na formação política. Segundo Paccini, as conversas com a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) já estão ocorrendo e, em breve, haverá uma agenda disponível de cursos. A ideia é oferecer um evento educativo ou um curso a cada mês.

Os cursos serão ministrados na Escola do Legislativo Professor Edson Antônio Velano, inaugurada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado. Alguns projetos já vinham sendo desenvolvidos, como o Parlamento Jovem em parceria com a ALMG, porém com um espaço exclusivo para a formação política novos projetos estão sendo planejados.

 

Paccini durante entrevista sobre os projetos da Escola do Legislativo (Foto: Alessandro Emergente)



Um desses projetos é a realização da Câmara Mirim, ação educativa voltada para as crianças por meio de uma simulação lúdica do processo legislativo. O projeto está sendo organizado para ser efetivado esse ano e está sob planejado pelos servidores da Câmara Municipal José Ricardo Leandro e Silva e Bruna Aquino, responsáveis pelas ações da Escola do Legislativo.

Outra ação da Escola do Legislativo é a visitação guiada. Até então a Câmara Municipal recebia estudantes para visitação a partir da demanda das escolas. A partir desse ano, a Escola do Legislativo abrirá uma agenda para visitação guiada, com apresentação teórica sobre o Legislativo e uma posterior visita ao plenário.

Segundo Paccini, o estímulo a formação de grêmios estudantis, oferecendo assistência às escolas, também faz parte do planejamento. Além disso, a Escola do Legislativo será um local para formação de entidades representativas da comunidade. “É um espaço para estimular a sociedade civil”, explica.

Paccini, que também é professor de Sociologia na rede pública estadual, assumiu a presidência da Escola do Legislativo e, ao lado do vereador Cirlei José de Carvalho (PMB), representa os vereadores no projeto do Legislativo.

O espaço da Escola do Legislativo também foi disponibilizado para parcerias como o Ciac (Centro de Identificação e Atendimento ao Cidadão), órgão responsável pela emissão de carteiras de identidade. A sede do Consepa (Conselho de Segurança Pública de Alfenas) também está funcionando no local. O espaço será disponibilizado para eventos e reuniões promovidos pela Câmara Municipal ou por entidades que solicitarem o local e justificarem o interesse público.

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo