Postado em quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
às 13:01
Matheus Paccini é eleito presidente da Câmara Municipal
Com 7 votos da base governista, vereador do PDT superou os adversários.
Alessandro Emergente
O vereador Matheus Paccini (PDT) é o novo presidente da Câmara Municipal de Alfenas. A eleição do pedetista foi, na noite do dia 1° de janeiro, logo após os novos vereadores serem empossados.
Paccini presidirá o Legislativo de Alfenas pelos próximos dois anos. O mandato assumido pelos parlamentares é válido para a legislatura 2025 a 2028.
A eleição para a presidência da Câmara Municipal tinha quatro candidatos oficializados, porém Cirlei José de Carvalho (PMB) anunciou a sua desistência no início da sessão de abertura da nova legislatura, pouco antes da votação. O representante do MDB anunciou voto em Paccini, que já tinha seis votos de vereadores da base governista como adiantou o Alfenas Hoje no dia 18 de dezembro.
Com a desistência de Cirlei, ficaram na disputa três candidatos: Paccini, Ednílson Francisco Neto (Novo) e Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/União Brasil). Porém, na votação, Pedrinho, apesar de não retirar a sua candidatura, declarou voto em Ednílson, que contava com o apoio do grupo de vereadores eleitos na coligação oposicionista que apoiou o candidato Amadeu Peloso (PL).
Com isso, Paccini obteve sete votos contra cinco de Ednílson e nenhum para Pedrinho. As candidaturas para composição da mesa diretora são avulsas e o voto é nominal e aberto. Para a vice-presidência o eleito foi Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC), que obteve 12 votos.
Para o cargo de 1º secretário foi eleito Thalles Gomes (PSDB) e para suplente de secretário, o eleito foi Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP). Os dois obtiveram 12 votos.
Além da presidência, o cargo de 2º secretário também teve disputa: Rodolfo Inácio (PT) obteve sete votos contra cinco conquistados por Idalina da Silva (PL), repetindo a composição de forças entre oposição e situação ocorrida na disputa pela presidência da Câmara Municipal.
A primeira sessão legislativa da nova legislatura será no dia 20 de janeiro, quando serão definidas as comissões permanentes da Câmara Municipal. São três comissões permanentes: Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF), Comissão de Orçamento e Finanças Públicas (COFP) e Comissão de Obras e Serviços Públicos (COSP). A mais cobiçada é a CCLJRF, tida como decisiva na tramitação dos projetos.
Quem votou em Matheus Paccini (PDT):
Braz Fernando da Silva (Braz da Máquina/Republicanos)
Cirlei José de Carvalho (PMB)
Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP)
Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC)
José Batista Neto (PT)
Matheus Paccini (PDT)
Rodolfo Inácio da Freiria (PT)
Quem votou em Ednilson Francisco Neto (Novo):
Ednilson Francisco Neto (Novo)
Gilmar Costa da Silva (PL)
Maria Idalina da Silva (Idalina do Santa Rita/PL)
Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho Minas Acontece/União Brasil)
Thalles Gomes (PSDB)
Quem votou em Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho Minas Acontece/União Brasil):
Nenhum voto