Postado em sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
às 23:11
Quatro candidaturas são registradas para disputa pela presidência da Câmara Municipal
Eleição, logo após a posse dos vereadores eleitos, definirá o comando do Legislativo nos próximos dois anos.
Alessandro Emergente
Quatro candidaturas foram registradas para a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Alfenas. A eleição será no dia 1º de janeiro, logo após a posse dos vereadores eleitos.
Matheus Paccini (PDT), Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/União Brasil), Ednílson Francisco Neto (Novo) e Cirlei José de Carvalho (PMB) são os candidatos oficiais para o comando do Legislativo nos primeiros dois anos de legislatura.
A reportagem do Alfenas Hoje mostrou, no decorrer da semana, o cenário político que envolve os bastidores. O registro das candidaturas, que teve o prazo encerrado na sexta-feira, confirma a tendência mostrada na quarta-feira.
Paccini é a candidatura que conta com apoio da base de vereadores eleitos pela coligação governista. A base governista conta com sete eleitos, porém, Cirlei oficializou a sua intenção de presidir a Câmara Municipal e busca reverter a situação. No decorrer da semana, ele disse que “política é da noite para o dia” ao fazer uma alusão as mudanças no cenário político.
A candidatura de Ednílson representa um bloco de quatro parlamentares eleitos na coligação que apoiou Amadeu Peloso (PL). Pedrinho, no entanto, busca o apoio do grupo e, caso consiga, busca um sexto voto no grupo governista. Ele tem se colocado como vereador independente – ou seja, fora da polarização governistas e oposição.
A eleição para composição da mesa diretora não é realizada a partir da formação de chapas. Ou seja, as candidaturas são registradas de forma avulsa. No entanto, nos bastidores são estabelecidos acordos com chapas extraoficiais.
Para a vice-presidência da Câmara Municipal o único inscrito é Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Guigui/DC). O cargo da primeira secretária também tem apenas um candidato: Thalles Gomes (PSDB). Idalina da Silva (PL) e Rodolfo Inácio disputarão a segunda secretária da mesa diretora. Evanílson Pereira da Silva (Ratinho/PP) é o candidato a função de suplente da mesa diretora.