Postado em sábado, 15 de abril de 2023
às 11:11
Prefeitura contratará empresa de segurança para as escolas
Contratação é temporária para dar tempo de realizar concurso público para 30 novos Guardas Municipais, que integrarão a patrulha escolar da GCM.
Alessandro Emergente
O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio (PT), anunciou que o governo fará a contratação temporária de uma empresa de segurança para monitorar as escolas de Alfenas. A medida é temporária, uma vez que ela será substituída por outra medida definida pelo governo: a abertura de edital para concurso público para a contratação de 30 guardas civis municipais (GCM).
Os novos integrantes da GCM integrarão a equipe dedicada a segurança nas escolas, de acordo com as informações do prefeito, divulgadas nas redes sociais. Há, no entanto, um processo burocrático, com prazos legais, para realização do concurso público e nomeação dos aprovados. A empresa de segurança privada preencherá essa lacuna.
O aumento do efetivo da GCM é uma demanda antiga, uma vez que o número de integrantes da corporação caiu quase pela metade desde a sua implantação, em 2003, e hoje são cerca de 37. A GCM chegou a ter 67 integrantes, aprovados em um concurso público realizado em 2003.
O anúncio sobre o aumento do efetivo da GCM, com direcionamento dos novos integrantes para o Pelotão de Segurança Escolar (PSE) da corporação foi logo após uma reunião, na tarde de sexta-feira, no gabinete do prefeito. Além de integrantes do governo e das forças de segurança estavam presentes os representantes do Ministério Público.
Reconhecimento facial
Outra medida anunciada foi a instalação de equipamentos de reconhecimento facial nas escolas municipais. O mecanismo, semelhante ao utilizado em alguns aeroportos, identifica pessoas que estão em banco de dados do sistema de segurança pública por suspeita de crimes. Com isso, suspeitos, com registro criminal, serão imediatamente identificados pelo sistema informatizado.
Botão de emergência
As ações adotadas pela Prefeitura de Alfenas nos últimos dias fazem parte de um pacote de medidas para enfrentar o risco de violência nas escolas, como registrado no país nas últimas semanas. Uma das principais medidas já começou a ser implantada e já está em funcionamento em algumas escolas da cidade: o SOS Segurança nas Escolas ou Botão de Emergência.
O serviço SOS Segurança nas Escolas é um aplicativo instalado em aparelhos celulares de funcionários das escolas e que, em caso de urgência, é acionado. O sistema comunica diretamente com a sala de monitoramento da GCM, que de imediato direciona as viaturas da GCM e comunica a Polícia Militar, com a qual trabalha de forma integrada.
COMENTÁRIOS