Postado em quinta-feira, 24 de julho de 2008

Supermercados registram queda de 7,39% nas vendas em junho

O setor supermercadista do Sul de Minas registrou uma queda de 7,39% nas vendas de junho. Os dados fazem parte do balanço mensal divulgado pela Amis.


Da Redação

O setor supermercadista do Sul de Minas registrou uma queda de 7,39% nas vendas de junho. O resultado negativo ficou próximo do registrado pelo setor em todo o Estado, que ficou em uma média de menos 7,51%. Os dados fazem parte do balanço mensal divulgado esta semana pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Em todas as regiões de Minas houve uma redução no volume da receita. O pior índice foi na Zona da Mata com 8,11% negativos. A redução menos expressiva é a do Triângulo Mineiro: -2,48%. As demais regiões mineiras registraram quedas percentuais semelhantes a média estadual: Central (-7,57%), Centro-Oeste (-7,27%), Norte (-7,45%), e Rio Doce (-7,34%).

A significativa queda em junho em relação a maio é resultado da alta dos preços o que obrigou o consumidor a frear o consumo. Produtos básicos, como o arroz, tiveram redução de 25% no consumo de grãos de primeira linha e aumento nas marcas mais baratas.

A Amis aponta o resultado como reflexo do início da desaceleração da economia provocada pelas ações de combate à inflação empreendidas pelo Banco Central, notadamente a alta dos juros básicos – que chegou a 13% ontem. “Um outro fator foi a mudança de hábitos do consumidor frente à elevação da inflação nos meses de abril e maio. Os consumidores estariam reduzindo seu volume de compras, assim como revendo suas marcas de preferência ou mesmo evitando alguns tipos de produtos”, explica a entidade em seu site.

“A primeira imagem que a gente tem é de que haverá redução do supérfluo. E não é verdade. O consumidor foi no que estava incomodando”, afirma Adilson Rodrigues, superintendente da Amis, ao Portal Uai. Segundo ele, a venda de feijão caiu 18%, as marcas mais caras de arroz caíram 25% e a carne bovina, 14%. "A venda de carne bovina caiu, por outro lado a de frango subiu 15%, mas em termos de rentabilidade esse aumento não compensa porque o frango é mais barato", disse em outra entrevista ao Portal O Tempo.

Apesar da queda em junho, o semestre ainda apresenta um balanço positivo. Na comparação do mês de junho de 2008 com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 1,73%. O resultado positivo também aparece no resultado do primeiro semestre, que registrou crescimento de 6,58% nas vendas, em relação ao primeiro semestre de 2007, já descontando a inflação do período, medida pelo IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



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