Postado em segunda-feira, 13 de março de 2023
às 12:12
Novo ‘Minha Casa, Minha Vida’ é apresentado em encontro com 14 prefeitos
Além dos prefeitos, 34 vereadores e representantes de 54 cidades estiveram presentes.
Da Redação
Um encontro, realizado na Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) na última sexta-feira, reuniu 14 prefeitos, 34 vereadores e outros 54 representantes de cidades do Sul de Minas. O encontro foi promovido pelos deputados Luiz Antônio da Silva (Luizinho) e Reginaldo Lopes, ambos do PT, para apresentação das novas diretrizes do novo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
A reunião contou com a explanação da secretária de Desenvolvimento Estratégico de Alfenas, Lilian Mara de Castro Azevedo, que explicou sobre a medida 1.162/2023, que recriou o programa. Segundo Lilian, agora, é momento de “fazer o dever de casa e nos preparar para receber os recursos”. Diante disso, a secretária informou que a meta do governo Lula é construir 2.026 milhões de moradias através do Minha Casa, Minha Vida.
Além disso, Lilian afirmou que ainda neste mês, deve sair a regulamentação do programa com valores de unidade de imóveis e como será realizada a seleção de beneficiários. Contudo, houve algumas mudanças no programa, que exige que as moradias não fiquem distantes dos centros urbanos, assim, tendo fácil acesso a mercados, farmácias e hospitais.
Para a presidente da Amesp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí), Rosângela Maria Dantas, prefeita de Inconfidentes, a volta do programa para construir moradias dignas para a população é um “sonho”. “É um orgulho muito grande estar aqui e te ver como deputado estadual. Luizinho, você já me conhece de longa data e sabe que esse sonho eu carrego comigo, de construir essas casas lá na nossa cidade. Temos muito o que aprender e gostaria também de pedir sua ajuda e colaboração. Como presidente da Amesp, eu me coloco à sua disposição para o que você precisar”, declarou.
Segundo Luizinho, a partir da reunião será criado um grupo de trabalho, com representantes dos 54 municípios e assessores do parlamentar. “O intuito desse grupo será orientar e auxiliar os municípios na elaboração de projetos e na obtenção de recursos do programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou o deputado. “Vamos, através dos nossos assessores de base, fazer um relatório sobre cada um dos 54 municípios que estão aqui representados. Através disso, vamos ter um diagnóstico de todas as cidades, conseguindo ver a realidade de cada caso”.
COMENTÁRIOS