Postado em quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
às 13:01
Luizinho é empossado como deputado estadual
É o primeiro mandato como deputado que o ex-prefeito de Alfenas irá cumprir.
Da Redação
O ex-prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) foi empossado como deputado estadual, na quarta-feira, e cumprirá o seu primeiro mandato no Legislativo Mineiro.
Luizinho foi diplomado pela Justiça Eleitoral no final de dezembro. Ele chega a Assembleia Legislativa de Minas para integrar a bancada do PT, legenda que elegeu o maior número de deputados. O petista foi eleito com 47.644 votos.
Dos 77 deputados eleitos, apenas uma não foi empossada devido a idade mínima que só será atingida no final de fevereiro, quando será empossada. Trata-se de A deputada eleita Chiara Biondini (PP), que só poderá tomar posse apenas a partir de 22 de fevereiro, quando completará 21 anos.
Na 20ª Legislatura, a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) tem a maior bancada feminina da sua história. Seis deputadas conseguiram a reeleição, enquanto outras nove estão em seu primeiro mandato. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) chega ao segundo mandato como a mais votada entre as mulheres, com quase 250 mil votos.
O campeão de votos é o deputado Bruno Engler (PL), que conquistou o segundo mandato com 637.412 votos. A legislatura que se inicia terá 24 partidos com representação na ALMG. Além disso, nesse novo ciclo, o Poder Legislativo tem 25 novos parlamentares, o que representa um índice de renovação de 32,45%, o menor percentual dos últimos 20 anos.
O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito por unanimidade para presidir a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os demais eleitos para a Mesa Diretora foram os deputados Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º-vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.
COMENTÁRIOS