Postado em quinta-feira, 1 de setembro de 2022
às 20:08
PRE manifesta pelo deferimento da candidatura de Luizinho
Candidatura aguarda julgamento o que deve ocorrer, no máximo, até 12 de setembro.
Alessandro Emergente
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), de Minas Gerais, emitiu parecer manifestando pelo deferimento da candidatura de Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) a deputado estadual. O parecer foi publicado, no sistema de consulta pública unificada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no final da noite de segunda-feira, às 23h16. [CLIQUE AQUI]
Até a publicação desta reportagem, o parecer da PRE era a última movimentação no sistema do TSE. O prazo final para a Justiça Eleitoral julgar todos os pedidos de candidaturas é 12 de setembro, 20 dias antes do pleito. Mas a expectativa da assessoria jurídica do candidato é que isso ocorra já na próxima semana.
Nos últimos dias circulou diversas informações falsas em redes sociais apontando que a candidatura estaria indeferida. No sistema de consulta pública do TSE a candidatura aparece como “aguardando julgamento”, situação que se repete para a grande parte dos candidatos que também não tiveram seus pedidos julgados ainda.
O parecer da PRE aponta que não há suspensão dos direitos políticos em decisão de colegiado e que não há os elementos que caracterizam a ilegibilidade, previstos no artigo 1º (alínea L do inciso I) da Lei Complementar nº 64/1990.
“Verifica-se que não há decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, condenando o requerente à suspensão dos direitos políticos, bem como não há qualquer elemento ensejador de possível inelegibilidade pela impossibilidade de reunião dos elementos obrigatórios à espécie”, manifesta a PRE por meio do parecer assinado pelo procurador Eduardo Morato Fonseca. A tramitação do processo pode ser conferida no sistema de consulta pública do TSE. [CLIQUE AQUI]
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- TRE diploma Luizinho como deputado estadual
- Derrotado, Bolsonaro volta a vencer em Alfenas
- Grão de Ouro é denunciada e assina acordo com o MP do Trabalho para coibir assédio eleitoral
- Prefeitura de Alfenas libera transporte coletivo gratuito no dia da eleição
- Geraldo Alckmin visita Alfenas em ofensiva por voto
COMENTÁRIOS