Postado em quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
às 12:12
Sancionada a lei que cria o SUS Animal em Alfenas
A cidade terá o seu primeiro hospital público para cães e gatos.
Da Redação
A lei municipal (nº 5.124/2021), que cria o SUS Animal e Meio Ambiente (Susama), foi sancionada pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), em uma sessão solene na Câmara Municipal, no último sábado. A lei regula as ações de saúde e bem-estar animal e proteção ambiental, através de um sistema único de saúde.
Com a lei a cidade também deve ganhar o 1º hospital de cães e gatos de Alfenas. Segundo a Prefeitura, as obras no local já estão finalizadas e deve entrar em funcionamento "em breve".
Ainda de acordo com a Prefeitura, o hospital para os animais conta com cerca de 1.210 m² de área construída, divididos em canil, gatil, área de quarentena e isolamento, num total de 109 unidades. Além disso, o espaço abrange área de internação, bloco cirúrgico e pós-operatório, salas de consulta, farmácia, entre outros espaços.
Para a coordenadora do programa de saúde Animal de Alfenas (Prosan), Marta Pelegrin, a lei é um marco para a proteção animal do município. “Com a adoção desta política pública que irá beneficiar a sociedade como um todo, reduzindo os riscos de doenças para humanos e assegurando acesso igualitário as ações e serviços para promoção, proteção e recuperação dos animais”, declarou.
Na avaliação do governo, o hospital se tornará referência em saúde pública em Minas Gerais, com uma infraestrutura para castrações e pequenas cirurgias, salas de raio-X, ultrassom, exames de sangue, laboratório de análises clínicas, internação, recepção, banheiros, área de lazer e recreação para os animais. “Nos alojamentos serão proporcionado o máximo de bem-estar animal, com condições térmicas, espaço com conforto, iluminação natural durante o dia, segurança para os pets e para os visitantes”, publicou o governo.
COMENTÁRIOS