Postado em sexta-feira, 17 de setembro de 2021 às 18:06

Em carta de reivindicações, prefeitos pedem uso múltiplo do Lago de Furnas

Documento foi entregue aos presidentes de Furnas e da Eletrobras e encaminhado ao Senado.


 Alessandro Emergente

Duas associações de municípios que integram o entorno do Lago de Furnas entregaram uma carta de reivindicações solicitando compromisso para que a cota 762 seja colocada em prática. O documento, assinado pela Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) e pela Ameg (Associação dos Municípios do Médio Rio Grande), foi apresentado durante um encontro realizado, nesta sexta-feira, no Alfenas Tênis Clube.

Os presidentes de Furnas, Clovis Torres, e da Eletrobras, Rodrigo Limp, participaram do encontro, ouviram os apelos de lideranças da região e receberam o documento, que também foi entregue ao diretor jurídico da presidência do Senado, Alexandre Silveira, presidente do PSD em Minas Gerais. Ele fará o encaminhamento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM).

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), participou do encontro e fez a apresentação das reivindicações. A principal delas refere-se a mudança no decreto que instituiu Furnas. Nele, a finalidade da represa é a geração de energia elétrica, mas os prefeitos da região pedem que seja incluso também o uso múltiplo da água – ou seja, garantir também as atividades econômicas, como a psicultura e o turismo. 

O encontro promovido pela Alago, no Alfenas Tênis Clube, discutiu a crise hídrica no Lago de Furnas (Fotos: Alessandro Emergente) 


Luizinho lembrou que as áreas alagadas eram utilizadas na agricultura e apresentou um cálculo de geração de renda de R$ 1 bilhão com o plantio de arroz somente em uma área de 40 mil hectares, equivalente a 6 milhões de saca. Com o reservatório, a região perdeu a possibilidade uso dessas áreas para agricultura. “Essa água vale tanto quanto ouro”, disse.

Somente com a cota 762, que garante o nível do Lago de Furnas com 762 metros acima do nível do mar, é possível manter as atividades econômicas no entorno do reservatório. Hoje, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) o nível está oito metros abaixo do nível mínimo. 

O documento, contendo as reivindicações, foi entregue durante o encontro em Alfenas (Foto: Alessandro Emergente)


O volume útil atingiu 15,16%. Esse número é menor que o do mês passado que registrou 18,02% e foi o menor desde 2001, quando chegou a 13,72% comparando o mês de agosto.

Diante da escassez de água, trazendo prejuízo a região, Silveira afirmou que é preciso haver uma compensação financeira aos municípios afetados com a queda da atividade econômica devido a escassez de água no reservatório. “Sem a cota, nós não temos nada. É uma guerra de muitas batalhas”, afirmou o presidente da Alago, Djalma Carvalho.

Presença de Kalil

O encontro foi fechado com a fala do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kali (PSD), que assumiu a Frente Mineira dos Prefeitos (FMP) no mês passado. O movimento de assumir o comando da entidade é visto, nos bastidores, como uma estratégia para que o prefeito de BH fortaleça seu nome em visitas ao interior, uma vez que é cotado para disputa do Governo de Minas no ano que vem.

A vinda de Kalil a Alfenas, assumindo uma bandeira da região, foi a primeira desde que ele assumiu a presidência da FMP. Também chamou a atenção a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), cotado para ser vice em uma chapa encabeçada pelo atual prefeito da capital mineira. 

O prefeito de BH, Alexandre Kalil, assumiu a Frente Mineira de Prefeitos e esteve no encontro (Foto: Alessandro Emergente)


Kalil anunciou sua ida ao STF (Supremo Tribunal Federal), na próxima segunda-feira, para uma reunião com a ministra Carmen Lúcia. Ela é a relatora da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que pede a suspensão da Emenda Constitucional nº 106 (EC 106/2020). Trata-se de uma emenda à Constituição Estadual.

A EC 106/2020 foi promulgada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado e prevê o tombamento dos reservatórios de Furnas e de Peixoto. A medida garante a obrigatoriedade da cota mínima e do uso múltiplo da água dos reservatórios.

Porém, a União ingressou com a Adin alegando violação de competência, uma vez que os reservatórios são de competência federal e não poderia ser normatizado pela legislação estadual. “Me desculpa presidente, entrar com uma ação contra Minas Gerais me humilha e me ofende”, afirmou ao criticar a Adin do governo federal.

O deputado estadual Cleiton Oliveira (Professor Cleiton/PSB), que estava presente ao encontro, foi o primeiro dos 26 signatários da proposta de emenda constitucional que originou a EC 106, de 4 de dezembro de 2020. Segundo ele, em apenas cinco minutos de entrevista com a imprensa, Kalil trouxe esperança a população ao anunciar que assumiu a luta pela emenda constitucional que garante o uso múltiplo da água de Furnas.

Anúncio de Furnas

Durante o encontro, o presidente de Furnas, Clóvis Torres, pediu desculpas a região, admitindo que faltou empatia da estatal com a população e sinalizou mudança na relação. Entre as medidas anunciadas estão a renovação total das balsas e a reativação do escritório de representação, em Belo Horizonte.

Torres afirmou que pretende despachar com maior frequência em BH para possibilitar ouvir as demandas das lideranças regionais e de Minas Gerais. Disse que pretende receber os prefeitos em um encontro mais restrito, sinalizando proximidade na relação. Ex-diretor da Vale, Torres assumiu, em junho, a direção de Furnas, subsidiária da Eletrobras.

Um grupo de torcedores da Galoucura, de Pouso Alegre, viajou cerca de 100 Km até Alfenas para manifestar apoio ao prefeito de BH. O grupo, composto por oito integrantes, recebeu o prefeito na entrada do auditório do Alfenas Tênis Clube. Abaixo, os torcedores de Pouso Alegre que vieram a Alfenas em apoio a Kalil.

 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo