Postado em sexta-feira, 13 de agosto de 2021 às 08:08

Levantamento da Emater aponta que 24% dos cafezais na região de Alfenas sofreram geadas

52,2 mil hectares de cafezais foram atingidos na região, gerando prejuízo.


 Da Reportagem

O levantamento final, realizado pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), sobre as áreas de cafezal atingidas pelas geadas apontou que 24,2% dos cafezais da região tiveram prejuízos.

A versão final indicou que nas 10 unidades regionais consultadas 19,1% da área foi atingida. Além da unidade de Alfenas, Patos de Minas também ficou acima da média, com 24,8% dos cafezais afetados.

Embora o percentual de área atingida na regional de Alfenas seja 0,2% menor que na região de Patos de Minas, a maior área atingida é da regional de Alfenas, com 52,2 mil hectares. Em Patos de Minas foram 37,2 mil hectares. Somadas, elas respondem por 51,4% de toda a área atingida nas unidades regionais consultadas.

Dos 194 municípios consultados, 170 registraram a ocorrência de geadas atingindo as áreas cafeeiras. Dos municípios que registraram a ocorrência de geadas, a maior concentração se dá na região Sul de Minas, seguida das regiões de Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

A estimativa é que dos 9,5 mil produtores rurais que tiveram suas lavouras de café atingidas pelas geadas, 86,9% estão concentrados nas regionais que compõem a região Sul de Minas. E em 48,2% dos municípios onde ocorreram as geadas atingindo as lavouras de café, estima-se que os produtores necessitarão de acesso ao crédito e ou ao seguro agrícola, e em outros 45,9% dos municípios ainda não foi possível estimar esta necessidade.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo