Postado em terça-feira, 20 de outubro de 2020
às 15:03
Mais de 150 casos e 4 mortes são registrados em 5 dias
Já são 1.800 casos oficiais e 48 óbitos em Alfenas desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Alessandro Emergente
Cento e cinquenta e oito casos oficiais e quatro mortes em decorrência da covid-19. Esses são os números da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) relativos a um intervalo de apenas cinco dias. A comparação refere-se aos boletins epidemiológicos do dia 14 ao dia 19 – esse último divulgado na noite de segunda-feira.
Os números mostram o avanço da pandemia nas últimas semanas e acendem um alerta para as próximas semanas. Isso porque uma das preocupações era o período do pós-feriado. Na semana passada foram dois feriados e o temor era que muitas pessoas deixassem a cidade para passar os dias de folga, além de participarem de aglomerações.
A situação em Alfenas, que chegou a registrar queda nos registros, chegando a três internações, piorou após o feriado de 7 de setembro, chegando a 80% da lotação das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). O último boletim oficial aponta 15 vagas ocupadas no sistema hospitalar para pacientes com covid-19.
Na comparação entre os três últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde – que são divulgados a cada dois dias - houve um aumento no acumulado de casos, passando de 1.642 para 1.800 registros oficiais. O número de pessoas em isolamento domiciliar passou de 426 para 534. São casos de pessoas com sintomas da doença e, por isso, são monitoradas pelas equipes de saúde e ficam em isolamento.
Nesse intervalo de cinco dias a covid-19 provocou mais quatro mortes. Na sexta-feira já havia a confirmação de três mortes em relação aos dois dias anteriores e, na segunda-feira, mais uma vítima foi confirmada. É uma idosa, que tinha 95 anos e estava internada há oito dias.
Na sexta-feira as mortes confirmadas foram de três homens: um tinha 54 anos e estava internado há 30 dias, o segundo tinha 75 anos e estava internado há 10 dias e o terceiro, de 70 anos, estava internado há dois dias. O primeiro faleceu no dia 14 e os outros dois no dia 15.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS