Postado em quinta-feira, 22 de julho de 2021
às 12:12
Impacto da geada na cafeicultura é debatido em Alfenas
Uma reunião de emergência foi convocada pela Frente Parlamentar do Café.
Da Redação
Uma audiência pública, que será realizada nesta sexta-feira em Alfenas, terá como tema os impactos da geada na cafeicultura. O encontro será promovido pela Frente Parlamentar do Café na Câmara dos Deputados e tem como convidada a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
A reunião de emergência será presidida pelo deputado federal Emidinho Madeira (PSB), que preside a Frente Parlamentar, e acionou, além da ministra, autoridades estaduais. Segundo a assessoria do deputado, além da ministra, também confirmaram presença a secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentini, e o presidente da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Otávio Maia.
O encontro será no Sindicato dos Produtores Rurais, de Alfenas, a partir das 9h da manhã. O objetivo é ouvir os cafeicultores e criar uma pauta de prioridades para socorrer o setor gravemente afetado pela geada mais forte dos últimos 30 anos.
"A cafeicultura e o setor rural tem salvado a economia do Brasil há muitos anos. Agora é hora de unirmos todas as forças para criarmos alternativas para minimizar esses prejuízos. Só mesmo quem perdeu sua lavoura tem ideia do sofrimento que muitas famílias estão passando nesse momento", disse o presidente da Frente Parlamentar do Café.
As geadas que atingiram o Sul de Minas causaram prejuízos nas lavouras da região. A estimativa é de pouca produção no ano que vem já que as floradas foram prejudicadas.
O prejuízo ainda é avaliado por agrônomos, mas a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) já estima que possa ser 7 milhões de sacas de café para a produção de 2022.
COMENTÁRIOS