Postado em quinta-feira, 29 de abril de 2021
às 10:10
Indicador do MEC aponta Unifal entre as 10 melhores em MG
Os dados são do IGC que considera instituições públicas e privadas.
Da Redação
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) aparece na 9ª colocação em um ranking estadual que considera dados oficiais do Ministério da Educação (MEC). O Índice Geral de Cursos 2019 (IGC) foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC.
Em uma escala de 1 a 5, a Unifal mantém o IGC 4, índice já alcançado nas edições anteriores. “De um modo geral, estamos em um processo de crescimento”, explica Diego Duarte Ribeiro, pró-reitor adjunto de Graduação. “Em relação a 2018, crescemos 0,02211. Nosso IGC atual é 3,491, o que nos coloca na faixa 4”, acrescenta.
O pró-reitor explica que o IGC é calculado anualmente desde a criação em 2007, porém, o cálculo passou por períodos de consolidação até chegar à atual fórmula utilizada desde 2014. A fórmula envolve variáveis relacionadas aos cursos de graduação pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), aos programas de pós-graduação stricto sensu, por meio do Conceito Capes e ao número de estudantes matriculados nesses cursos e programas. “Neste período, entre 2014 e 2019, nós temos um crescimento bem pontuado”, aponta a respeito da série histórica de crescimento do IGC da Unifal.
Para o pró-reitor adjunto de Graduação, que trabalha diretamente com os dados do Inep, o IGC é uma consequência das políticas educacionais adotadas pela Universidade. “O crescimento representa, principalmente, que a Unifal tem conseguido, apesar dos cortes orçamentários dos últimos anos, avançar e manter a qualidade dos cursos de graduação e pós”, destaca.
Segundo análise técnica de Ribeiro, o crescimento pode ser avaliado como consequência do desempenho dos cursos de graduação das áreas de saúde e das engenharias no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 e também da consolidação dos programas de pós-graduação.
“Se formos analisar pelos anos anteriores, este crescimento tem influência dos cursos de graduação da área da saúde e engenharias, os quais foram muito bem no Enade 2019, e por consequência dos cursos que tiveram um bom Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um dos dados que compõem o IGC; além do crescimento e consolidação dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado”, acredita.
Na edição 2019, ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. Do ponto de vista do pró-reitor de Graduação, Francisco Xarão, o resultado é muito positivo tendo em vista o cenário adverso em que ocorreu o ciclo, sendo que apenas 2,22% estão na faixa 5 do IGC e 21% na faixa 4 no total das instituições avaliadas.
“A Unifal se mantém no topo entre as melhores universidades do país, com variação positiva de seu IGC. Esta posição deve ser celebrada como uma grande conquista considerando o cenário adverso em que ocorreu este ciclo avaliativo com crise social, política e econômica que restringiu o orçamento de programas importantes das universidades públicas”, afirma.
>>Clique no link e confira os dados no site oficial
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ranking aponta Unifal entre as 50 melhores do Brasil
- Agrotóxicos usados no cultivo de café afeta o fígado de agricultores, mostra estudo
- Ranking internacional elenca pesquisadores da Unifal entre os cientistas mais influentes
- Inscrições para o Sisu vão até quinta-feira; Unifal oferece 1.689 vagas
- Professor da Unifal tem artigo citado em questão do Enem
COMENTÁRIOS