Postado em quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
às 13:01
Reitor da Unifal assume a presidência de fórum de dirigentes do ensino superior
O fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo e entidades de Minas Gerais estão na pauta da nova diretoria.
Da Redação
O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) está com nova diretoria para o biênio 2021-2022. A presidência foi assumida pelo reitor da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Sandro Amadeu Cerveira.
A vice-presidência será exercida pela reitora da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Lavínia Rosa Rodrigues, e por Marcelo Bregagnoli, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas). A escolha da nova diretoria aconteceu em reunião do Foripes, no dia 1⁰, realizada por webconferência.
De acordo com o novo presidente, o Foripes é uma articulação essencial para as instituições públicas de ensino superior de Minas Gerais na busca por recursos e no enfrentamento de questões que afetam a educação e a ciência no estado de Minas Gerais. “O diálogo com os parlamentares, estaduais e federais, na defesa da educação pública e a defesa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são exemplos da efetividade do fórum”, destacou o reitor da Unifal.
Para Lavínia Rodrigues, compor a direção de uma organização como o Foripes, traz grandes desafios e responsabilidades. “Nosso propósito é dar continuidade ao que vimos construindo, de modo coletivo para o fortalecimento das instituições, destacadamente empenhados no debate sobre a autonomia, aliada ao esforço e comprometimento com a valorização da educação pública”.
A “união entre as instituições” foi o ponto destacado por Bregagnoli, em relação ao Foripes e à nova direção. “Com as instituições unidas nós temos mais força junto aos parlamentares e, sobretudo, no diálogo com o governo”, explicou.
O reitor do IFSuldeMinas também destacou a importância de avançar na questão da isonomia entre as instituições na busca do bem coletivo, além de ampliar a interatividade, a participação e o reconhecimento do Fórum nas comunidades universitárias.
Entre as propostas, o novo presidente do Foripes antecipou o fortalecimento da comunicação e do diálogo com o governo estadual e com as entidades públicas e privadas de Minas Gerais para ampliar a percepção da importância estratégica da rede mineira de instituições públicas de ensino superior. “A capacidade instalada, a potência científica e a massa crítica das instituições mineiras é algo fenomenal e não pode ser ignorado no processo de desenvolvimento de Minas Gerais”, completou Cerveira.
O reitor da Unifal participa da atual gestão como vice-presidente. Sobre a presidência do Foripes, Cerveira vê como um desafio que transcende a dimensão pessoal-profissional alcançando uma importância institucional para Unifal. “A defesa das políticas e ações para a valorização e fortalecimento das instituições públicas de ensino superior em Minas são alma do Fórum. No atual cenário essa defesa é ainda mais estratégica”, finalizou.
O Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) foi criado em 2003 e hoje é composto por dirigentes de 19 instituições.
Integram o Foripes: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet–MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG); Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ranking aponta Unifal entre as 50 melhores do Brasil
- Agrotóxicos usados no cultivo de café afeta o fígado de agricultores, mostra estudo
- Ranking internacional elenca pesquisadores da Unifal entre os cientistas mais influentes
- Inscrições para o Sisu vão até quinta-feira; Unifal oferece 1.689 vagas
- Professor da Unifal tem artigo citado em questão do Enem
COMENTÁRIOS