Postado em sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020 às 13:21

Recolocação no mercado de trabalho: psicóloga traz dicas e fala sobre o autoconhecimento

Como se recolocar no mercado de trabalho, fazer um currículo e saber se o caminho que você está buscando é o ideal para conquistar uma vaga de emprego?


 Como se recolocar no mercado de trabalho, fazer um currículo e saber se o caminho que você está buscando é o ideal para conquistar uma vaga de emprego? Essas são questões que muitas vezes surgem, porém a psicóloga Ellen Magagnin ressalta que é importante se conhecer para traçar metas e buscar uma vaga no mercado.

Ellen ressalta que é normal as pessoas ficarem desesperadas com o desemprego e também no momento em que querem entrar no mercado de trabalho. “São momentos difíceis e, por isso, precisamos ter o autoconhecimento para adquirirmos a melhor decisão tanto no momento para escolhermos uma profissão, quanto para decidirmos para qual vaga vamos encaminhar um currículo”, comenta.

A psicóloga frisa que o autoconhecimento é adquirido por meio testes vocacionais e também com conversas, avaliações e até mesmo avaliações comportamentais. “Muitas pessoas enviam currículos para diversas vagas e isso é percebido pela empresa que faz o recrutamento. Por isso, é necessário saber qual o principal objetivo de cada pessoa e o que ela realmente tem de habilidades e gosta de fazer”, pontua.

Como fazer um currículo?

O que escrever em um currículo? Muitas ou poucas informações? Minhas experiências profissionais em que ordem? Ellen afirma que é necessário sempre por nome completo, data de nascimento, mais de um telefone, formação escolar e as experiências e quanto tempo ficou em cada empresa.

“É necessário que o currículo esteja com uma comunicação adequada e objetiva para a empresa saber quais são os objetivos do candidato e nunca menti em um currículo”, explica.

Entrevista de emprego: como se comportar?

A psicóloga ressalta que a entrevista de emprego é um momento importante para todo candidato e é preciso se comportar de maneira adequada. “É preciso controlar a ansiedade e saber a missão, visão, cultura da empresa para entender se o emprego será o que a pessoa busca”, afirma.

“Estar sempre de roupa neutra e é necessário passar credibilidade. As mulheres precisam estar com pouca maquiagem, ter cuidado com o decote. Já os homens não devem ir de bermudas, chinelos, bonés. As pessoas não devem mascar chiclete no momento da entrevista de emprego”, orienta.

Ellen lembra que o desemprego, o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho trazem desespero e é necessário calma e, principalmente, buscar o melhor de cada pessoa. “É um momento de vulnerabilidade social muitas vezes. É um momento de questionamentos e o autoconhecimento trará, sim, uma ajuda necessária para este momento tão importante para cada pessoa”, finaliza.


Fonte: Engeplus



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.