Postado em quinta-feira, 26 de maio de 2022
às 11:49
5 dicas para criar conexão na entrevista de emprego online
Fazer um comentário espontâneo sobre algo pessoal e trazer perguntas sobre a empresa podem contribuir para que você se destaque.
Callie Schweitzer, do LinkedIn, sabe uma coisa ou duas sobre como conduzir entrevistas virtuais bem-sucedidas. Depois de entrevistar mais de 200 candidatos para várias funções na plataforma de networking profissional no ano passado, a head of creators do Linkedin reuniu dicas que qualquer candidato a uma vaga precisa dominar para se conectar com o entrevistador.
1. Faça a lição de casa
Reservar um tempo para pesquisar sobre a empresa, o setor e até mesmo o entrevistador, mostra que você está altamente motivado e pronto para se envolver em uma discussão sobre tópicos que podem surgir durante a entrevista. “Os candidatos que apareceram tendo feito seu pré-trabalho – checaram meu LinkedIn, experiência anterior e postagens recentes – demonstraram uma preparação que qualquer gerente de contratação apreciaria”, explica Schweitzer.
“Procurar notícias recentes da empresa e perguntar sobre isso – lançamentos de produtos importantes, novas iniciativas – também é fundamental”, diz. Simplificando, quanto mais você souber, mais preparado estará para se envolver em conversas interessantes.
2. Seja você mesmo
Embora uma entrevista de emprego possa parecer inerentemente formal, não se transforme em uma versão robótica e limitada de si mesmo. Em vez disso, deixe o seu “eu” brilhar. Permitir que o entrevistador tenha uma noção de sua personalidade real é uma das melhores maneiras de criar uma conexão autêntica durante o tempo limitado da entrevista. Durante uma entrevista, uma candidata comentou sobre o travesseiro Diet Coke de Schweitzer que era visível em seu fundo. Para a entrevistadora, essa brincadeira casual criou uma conexão real que tornou o candidato mais memorável.
3. Silencie alertas e notificações
Se você tiver a sorte de estabelecer uma conexão real com seu entrevistador e a discussão estiver realmente fluindo, alertas ou notificações irão distraí-lo e quebrar o clima. A maioria dos entrevistadores entenderá um telefone tocando ou um toque de mensagem em segundo plano, então não é um problema, mas esses ruídos indesejados podem interromper um fluxo e levá-lo ao “modo de desculpas”.
4. Fique atento ao tempo
Durante uma entrevista tradicional, o candidato e o entrevistador geralmente estão em um escritório ou sala de conferência com um relógio na parede. Entrevistar remotamente, no entanto, apresenta desafios de tempo mais significativos. Infelizmente, entrar em um grande fluxo de discussão pode significar perder a noção do tempo, o que pode colocar o entrevistador na difícil posição de ter que interromper abruptamente a conversa. Schweitzer explica: “Sempre gostei quando um candidato dizia: ‘Quero respeitar seu tempo. Eu sei que nossa entrevista deve terminar em breve – você tem um minuto para continuar falando ou prefere que eu acompanhe por e-mail?’ Aprecio essa consciência.”
5. Prepare suas perguntas
Ela incentiva os candidatos a não apenas trazerem perguntas perspicazes, mas também a não se esquivar de perguntas fora da caixa que mostram sua personalidade. “Nem toda pergunta que você prepara será a mais original que um entrevistador já ouviu, mas ainda penso quando Priscillia Mudiaki me perguntou o que estava em replay no meu Spotify”, lembra. “Isso me fez rir, pensar e realmente se destacou. Foi uma maneira divertida para ela compartilhar sua personalidade também.”
Conectar-se durante uma entrevista virtual pode exigir um pouco mais de intenção, mas vale a pena se isso significar que você é o único candidato que deixa uma impressão indelével no final de um longo dia de entrevistas. Embora respostas específicas possam passar batido, conexões autênticas não são. Siga estas dicas para deixar o seu melhor eu brilhar.
FONTE: FORBES
COMENTÁRIOS