Postado em quinta-feira, 16 de maio de 2019
às 09:09
2 itens anti-nutricionais que prejudicam funcionamento da tireoide
Além da quantidade, a qualidade dos alimentos presentes em uma dieta faz toda a diferença no processo de emagrecimento e manutenção da saúde como um todo. E saiba que até mesmo opções consideradas naturais e nutritivas podem, em alguns casos, provocar problemas se consumidas de maneira inadequada.
Em seu perfil no Instagram, a médica Anna Virginia Pinto explica que dois itens comuns na alimentação são alguns dos fatores que podem prejudicar o funcionamento da tireoide e, consequentemente, provocar problemas de saúde e atrapalhar a perda de peso.
De acordo com a profissional, compostos como o tiocianato e o isotiocianato são fatores considerados anti-nutricionais porque podem competir com o iodo junto aos folículos tireoidianos, diminuindo a absorção do mineral e comprometendo a síntese dos hormônios.
O iodo desempenha papel fundamental para a saúde da tireoide e, na presença de tiocianato e isotiocianato, ele pode perder um pouco de sua capacidade de absorção pela glândula que, quando não funciona corretamente, resulta em variadas complicações, incluindo dificuldade de emagrecimento. O tiocianato e o isotiocianato estão presentes em alimentos como:
Segundo o nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, alimentos do gênero podem causar hipotireoidismo se consumidos em quantidades muito grandes, mas faz uma importante ressalva: a ciência ainda sabe pouco sobre essa relação de causa e efeito.
As opções, portanto, não devem ser encaradas como vilãs da saúde e da dieta. Muito pelo contrário: são ricas em fibras, vitaminas e nutrientes importantes para o organismo. O ideal é realizar exames para checar a saúde da tireoide e consultar um nutricionista para conhecer as quantidades adequadas para seu caso.
Fonte:Vix
COMENTÁRIOS