Postado em sábado, 11 de maio de 2019 às 21:09

Centro integrado de segurança pública funcionará no Jardim Aeroporto

O local abrigará a Secretaria de Defesa Social, Guarda Municipal, além do Samu e de um posto de atendimento da PM.


Bruna Moraes

O novo centro de segurança pública, que abrigará a Secretaria de Defesa Social, será no Jardim Aeroporto. O objetivo é integrar e agilizar os serviços de atendimento emergenciais na área de segurança pública em Alfenas, unindo vários setores num só local.

O centro de operações irá contar com a Secretaria Municipal de Defesa Social - que abrange a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Trânsito – e órgão que compõem as forças de segurança pública como a Polícia Militar e Civil.

Hoje, a Secretaria de Defesa Social, que funciona próximo ao Fórum Milton Campos, já cede um espaço para um posto de atendimento da PM. A ideia é ampliar essa relação, oferecendo estrutura também para a Polícia Civil. Também funcionará no local a unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Conselho Comunitário e a Defesa Civil.

A centro de segurança pública ficará no Jardim Aeroporto (Foto: Alessandro Emergente)


O objetivo da Prefeitura de Alfenas era instalar o centro de segurança pública no antigo prédio da Cemig, na Praça Dr. Emílio da Silveira, na área central da cidade. O governo chegou a ter o aval da Câmara Municipal para investir até R$ 2,9 milhões na aquisição do imóvel. Porém, uma empresa de Guaxupé, que investe no ramo imobiliário, deu o maior lance em um pregão eletrônico realizado em outubro e adquiriu o prédio.

O centro de segurança pública funcionará em um prédio na rua Jaime Santos, esquina com a Avenida Teixeira Silva. O local está sendo preparado para abrigar o centro de segurança e a expectativa, segundo fontes do governo, é que a unidade comece a operar no final do mês.

A atual sede da Secretaria de Defesa Social, no centro de Alfenas (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)


O espaço conta com 5 pavimentos em área construída de 1.189,37m² e um terreno de 588,11m² que servirá para o estacionamento coberto das viaturas e a construção do canil da GCM. O prédio é onde funcionava a antiga empresa Cresça Brasil.

O centro de segurança abrigará uma sala de operações integradas, onde funcionarão os atendimentos da Polícia Militar por meio do 190 e da Guarda Civil Municipal, pelo 153. O sistema de monitoramento será instalado no novo prédio e todas as câmeras de vídeovigilância serão monitoradas pela CGM no novo ambiente. O prédio onde funciona a Secretaria de Defesa Social possui uma estrutura precária, o que impossibilita a instalação do centro integrado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.