Postado em domingo, 3 de setembro de 2017

Governo negocia compra de prédio da Cemig no centro

A Prefeitura de Alfenas negocia com a Cemig a compra do prédio da unidade da empresa na cidade, localizada no centro, ao lado do Centro Vivencial.


Alessandro Emergente

A Prefeitura de Alfenas negocia com a Cemig a compra do prédio da unidade da empresa na cidade, localizada no centro, ao lado do Centro Vivencial. O objetivo é reservar o local para a Secretaria de Defesa Social, onde funcionaria um centro de segurança pública envolvendo a Guarda Civil Municipal (GM), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil.

Na semana que passou, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) postou um vídeo nas redes sociais no qual confirma a negociação. Ao lado de um executivo da empresa, em Belo Horizonte, o prefeito informa os planos do governo em transformar o local em um centro de segurança.

As negociações estão sendo executados há alguns meses. A atual sede da Secretaria Municipal de Defesa Social deverá ser direcionada a outra Secretaria, ainda a ser definida pelo governo.

A intenção do governo é transformar o prédio da Cemig em um centro de segurança pública (Foto: Arquivo/Henrique Higino)


No prédio, que hoje pertence a Cemig, funcionaria um centro de monitoramento por câmeras gerenciado pela Guarda Civil Municipal. Hoje, a GM já opera o monitoramento da cidade, mas a ideia é investir nesse tipo de ação, melhorando o monitoramento com um sistema mais moderno e amplo.

Além da central de monitoramento, o governo pretende ceder o local para órgãos de segurança pública do Estado, como a PM e a Polícia Civil. Segundo o prefeito, o prédio abrigaria uma Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher e uma unidade da Polícia Militar.

Os investimentos na segurança pública envolvem vários pontos como a melhoria no sistema de iluminação da cidade e a construção de um anel viário com entrada monitorada dos veículos, item que gera polêmica devido a cobrança diferenciada de tarifas. Além disso, essa medida depende de uma concessão de trechos de rodovias.

Na capital mineira, Luizinho também anunciou que o Governo de Minas fará investimentos anuais de R$ 2 milhões em uma casa da semi liberdade para adolescentes em Alfenas. Serão 20 vagas para menores da cidade. “É uma luta antiga que conquistamos”, disse o prefeito ao citar o secretário de Estado de Segurança, Sérgio Menezes e a secretária de Estado de Direitos Humano, Participação Social e Cidadania, Ana Paula Giberti.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.