Postado em terça-feira, 7 de maio de 2019
às 16:04
Coordenador apresenta programa de saúde domiciliar
O programa, lançado na semana anterior, foi apresentado em plenário pelo coordenador da Atenção Primária em Alfenas.
Da Reportagem
O coordenador municipal de Atenção Primária da Saúde, Túlio Lima da Silveira, apresentou, durante a sessão legislativa de segunda-feira, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – “Melhor em Casa”, lançado em Alfenas na semana passada. O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde é resultado de um convênio com o Ministério da Saúde.
O objetivo é atender pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, que necessitam de cuidados médicos, o que é oferecido no próprio domicílio do paciente. Com esse atendimento, por exemplo, abre-se vagas nos hospitais para atendimento a outros pacientes.
Há quatro situações que podem ser atingidas com a adoção do programa: 1) desospitalização; 2) redução de internações por repetição; 3) acompanhamento de indivíduos crônicos e 4) integração com a rede de atenção à saúde.
Segundo Silveira, para integrar o paciente ao SAD os caminhos são os seguintes: encaminhamento pelo hospital para liberação do paciente, encaminhamento pelo PSF (Programa Saúde da Família) ou solicitação pela própria família. Em todos os casos o paciente passará por uma avaliação da equipe do SAD.
Alfenas foi contemplada com duas equipes: uma é composta por médico, fisioterapeuta, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. A segunda, de apoio, é composta por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e fonoaudiólogo. A sede funcionará no Ambulatório Dr. Plínio Coutinho, ao lado da Câmara Municipal.
O programa foi lançado na semana passada no auditório do Hospital Santa Casa (HSC), de Alfenas. O coordenador fez uma apresentação do programa e de seu funcionamento, o fluxo de acesso ao serviço e o perfil do usuário que será atendido, além de explicar sobre o envolvimento de toda a equipe nos trabalhos.
Convênio
O programa foi instituído no município através de termo de convênio firmado entre a Secretaria de Saúde e o HSC, visando a gestão do serviço de atenção domiciliar. O credenciamento do SAD habilita Alfenas a receber o valor de R$ 56 mil mensais para custear o programa, explicou o coordenador. “É com esse recurso que a Secretaria de Saúde arcará com o convênio. A fiscalização do termo de convênio se dará por uma comissão interinstitucional com representantes de ambas as partes e do Conselho Municipal de Saúde”, disse.
A sede do serviço fica localizada no anexo do Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, na Praça Dr. Fausto Monteiro, 300, ao lado da Câmara Municipal. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a expectativa com a implantação do serviço é tanto atender a necessidade de indivíduos domiciliados quanto retirar dos hospitais pacientes que tenham indicação de tratamento domiciliar e não o fazem por falta de uma equipe de acompanhamento.
COMENTÁRIOS