Postado em terça-feira, 27 de novembro de 2018
às 10:10
Atualizada em quarta-feira, 28 de novembro de 2018
às 16:59
Entenda a importância do ultrassom durante a gravidez
O ultrassom 3D, oferecido pela Innovare Diagnósticos, é um exame importante que ajuda a saber mais detalhes sobre o bebê.
Publieditorial
É de extrema importância para a saúde do feto e da mãe a realização de exames durante a gestação. São diversos tipos de ultrassom realizados durante a gravidez que possuem funções distintas.
O ultrassom 3D, a ultrassonografia tridimensional, é um exame importante que ajuda a saber mais detalhes sobre o bebê. Neste texto, a Innovare Diagnósticos, referência na região em diagnóstico por imagem, traz informações importantes sobre a realização da ultrassonografia durante a gestação.
Apesar da importância dos exames durante a fase de gestação, 42,4% das grávidas não passam pelo número mínimo de consultas médica nesta fase, ou seja seis vezes. Esses dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela as deficiências do acesso ao ultrassom.
O exame é usado para classificar a gestação, acompanhar o desenvolvimento e a saúde do feto, diagnosticar malformações e ainda identificar sinais sugestivos de doenças genéticas, como a síndrome de Down. Os exames auxiliam os médicos no diagnóstico para que possam direcionar mãe e feto para acompanhamentos específicos, quando necessários.
Ultrassonografias morfológicas
As ultrassonografias morfológicas são as mais utilizadas para o rastreamento de enfermidades cromossômicas e diversas alterações. Por isso, é indicado para todas as gestantes o exame morfológico de primeiro trimestre, realizado entre a 11ª e 13ª semanas. Nesse exame é possível avaliar o risco da síndrome de Down e de outras síndromes, baseado na medida da nuca do feto.
O ultrassom morfológico de segundo trimestre deve ser realizado no período entre a 20ª e a 24ª semana. O exame possibilita um estudo detalhado da anatomia fetal e, a partir dele, é possível um estudo detalhado do feto, identificando diversas malformações, como as cardíacas, do sistema nervoso central, do sistema muscular e esquelético, renais, da face, pulmonares e do sistema digestivo.
Uma outra ultrassonografia recomendada é o exame com doppler entre a 24ª e a 32ª semanas. Nesta fase estágio é possível identificar sinais de alerta para doenças como hipertensão e pré-eclâmpsia, fatores determinantes na saúde gestacional. O doppler, fundamental para acompanhamento de gestações de alto risco, possibilita avaliar o grau de oxigenação e de nutrição fetal, importantes indicadores do funcionamento da placenta.
3D
O ultrassom 3D é um procedimento é simples, indolor e não invasivo, que ajuda a converter as ondas de som emitidas pelo corpo do bebê em imagem. É como uma máquina fotográfica superpotente, que tira milhares de fotos do bebê e as transforma em imagens tridimensionais. Com isso, é possível ver o rostinho com mais clareza.
Entre a 26ª e 30ª semana de gestação (2º trimestre) é indicado fazer o exame 3D. Nesse período é possível ver com mais detalhes o bebê, uma vez que, a partir da 30ª semana, o espaço dentro do útero se torna menor, reduzindo as chances de vislumbrar o rostinho.
Em Alfenas, a Innovare Diagnósticos, clínica de diagnóstico por imagem, é referência de qualidade e confiabilidade para realização de ultrassonografias. Inaugurada em 2016, a clínica possui equipamentos modernos e de tecnologia avançada, além de oferecer um atendimento humanizado e especializado.
Diretor técnico responsável :
Dr. Luiz Eduardo Scianni Morais CRMMG: 24591
Serviço:
Clínica: Innovare Diagnósticos
Local: Rua Bias Fortes, n° 610 – Centro de Alfenas/MG
Agende o seu exame: (35) 3292-8513 ou (35) 99809-4874 (whatsapp)
Também é possível entrar em contato pelo chat no site da Innovare:
www.innovarediagnosticos.com.br
Este conteúdo é um publieditorial
COMENTÁRIOS