Postado em quarta-feira, 2 de maio de 2018
às 13:01
Prefeitura promove mais uma etapa para o tombamento cultural da Feira Livre
A Prefeitura de Alfenas realizou, no domingo, mais uma etapa do processo para tombamento cultural da Feira Livre de Alfenas.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas realizou, no domingo (29), mais uma etapa do processo para tombamento cultural da Feira Livre de Alfenas. A posição favorável ao tombamento foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas com a presença do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).
A abertura do registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial de Alfenas é uma ação organizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (Condepa) e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). É mais uma etapa do processo de tombamento iniciado em outubro do ano passado pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Alfenas, na época presidido por Soloni Viana.
O anúncio sobre a intenção de iniciar um processo de tombamento da feira livre foi feito pelo prefeito de Alfenas em setembro do ano passado durante uma audiência pública. A reunião foi promovida para discutir a regulamentação da feira aos domingos. Na ocasião, foi criada uma comissão de feirantes.
De acordo com a Prefeitura, essa ação tem o objetivo de proteção administrativa para com “uma das maiores práticas culturais que historicamente ocorre em Alfenas”. Trata-se, segundo o governo, de uma forma de reconhecimento e de disseminação de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas.
Com o tombamento como bem cultural, a identidade da feira livre de Alfenas, que tem 58 anos de existência, fica protegida. O parecer da SMEC aponta ainda que, além do aspecto histórico-cultural, também está sendo atendida toda a questão documental para que a Feira Livre seja registrada como patrimônio cultural imaterial do Município.
A intenção da Secretaria de Educação e Cultura é a criação de um memorial da Feira. Para isso, técnicos da SMEC estão em fase de levantamento de materiais que possam ser incluídos nesse memorial.
Tombamento da Capela de Santos Reis
Em 2017, a Capela de Santos Reis, localizada no bairro de mesmo nome e construída por Antônio Júlio de Souza Dias, popularmente conhecido como Tonico Folia, foi oficialmente tombada como patrimônio cultural da cidade e passou por todos os procedimentos legais.
No dia 27 de dezembro de 1917, foi celebrada a primeira missa na capela. Para comemorar o centenário desta celebração, a Secretaria de Educação e Cultura promoveu, no mês de dezembro do ano passado, diversas atividades culturais, além do resgate da tradição de retirada e benção das bandeiras das Cias de Reis de Alfenas. Com mostras e exibição de registros audiovisuais de Companhias de Reis de Alfenas, que fizeram parte do longa-metragem documental intitulado “Lá no céu cantas os anjos, aqui na terra canta nóis”, sob a direção e produção de Rafael Marin.
COMENTÁRIOS