Postado em quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
às 14:02
Aulas na rede pública só iniciam no dia 19 de fevereiro
As aulas na rede pública só terão início, esse ano, no dia 19 de fevereiro, a primeira segunda-feira após o Carnaval.
Da Redação
As aulas na rede pública só terão início, esse ano, no dia 19 de fevereiro, a primeira segunda-feira após o Carnaval. O cronograma, que definiu o período do ano letivo em 2018, foi publicado na semana passada pelo Governo de Minas e foi seguido pela Prefeitura.
O calendário escolar prevê o início do ano escolar no dia 15 de fevereiro, na quinta-feira após a quarta-feira de cinzas, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. Já o ano letivo, com o início das aulas e retorno dos alunos, será a partir de 19 de fevereiro.
Inicialmente, o ano escolar estava previsto para começar em 1˚ de fevereiro. Mas, na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) alterou a resolução n˚ 3.652 (publicada em 14 de novembro de 2017) e estabeleceu a nova data. O ano letivo vai até 18 de dezembro. Apesar da mudança, a SEE afirmou que não há prejuízo para a carga horária de aulas a ser cumprida, permanecendo 200 dias letivos.
“Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, no site oficial da SEE. O recesso do mês de julho será de 16 a 27 de julho.
Críticas
A alteração no calendário letivo e escolar gerou críticas. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) afirmou que o objetivo do governo é “economizar”.
A categoria disse que, com a mudança, o Governo de Minas vai deixar de pagar parte do salário para mais de 130 mil contratos temporários, além de extensões da carga horária de servidores efetivos, porque os dias letivos terão de ser realocados em sábados letivos e recessos, e a categoria corre o risco de não receber por eles. O sindicato afirmou ainda que transporte e alimentação escolar não serão bancados pelo estado até o início das aulas.
Já a SEE nega que haja motivação financeira e se defende dizendo que a alteração foi necessária para “otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval”.
Rede municipal
Já na rede municipal, a Prefeitura de Alfenas divulgou um comunicado na qual informa que o início do calendário letivo seguirá o ada rede estadual de ensino, ou seja no dia 19 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a consonância no calendário de aulas é devido à utilização de transporte escolar pelas escolas de zona rural do Município e do Estado.
Já o início do ano letivo com crianças das Cemeis (Creches) será a partir de 22 de janeiro de 2018.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Ministério da Educação diz que vai desbloquear orçamento das universidades
- Novo bloqueio de verbas das Universidades retira R$ 1,6 milhão do orçamento da Unifal
- Assembleia de servidores é suspensa sem votação de greve
- Professores realizam paralisação e protesto nesta 4ª feira
- Projeto aprovado na Câmara institui Filosofia e Sociologia na rede pública de Alfenas
COMENTÁRIOS