Postado em quinta-feira, 26 de outubro de 2017 às 10:44

Chupão e outras lesões em veias do pescoço podem causar AVC: veja 3 casos perigosos.

O pescoço é uma região muito importante e delicada. É por ela que passam os alimentos, os estímulos nervosos e o sangue que vai para o cérebro. Assim, qualquer dano a essa parte do corpo pode ser grave e até mesmo fatal....


O pescoço é uma região muito importante e delicada. É por ela que passam os alimentos, os estímulos nervosos e o sangue que vai para o cérebro. Assim, qualquer dano a essa parte do corpo pode ser grave e até mesmo fatal.

Contudo, há um tipo de problema que tem sido frequentemente noticiado na mídia, a lesão na veia do pescoço. A seguir, entenda quando ela pode ocorrer:

O que pode causar lesão na veia do pescoço?


O médico vascular Bonno van Bellen, do Hospital Beneficência Portuguesa, explica que o pescoço abriga importantes vias sanguíneas, como as artérias carótidas, cuja localização é muito superficial.

É possível notar isso simplesmente colocando dos dedos ao lado do centro do pescoço: só conseguimos sentir nossa pulsação neste local por conta da externalização próxima à pele.

Esse fator torna essa via suscetível a lesões, especialmente nas seguintes situações:

Chupão no pescoço.


Em agosto de 2016, um rapaz morreu em decorrência de um chupão no pescoço.

Segundo os médicos, o ato "carinhoso" deslocou a carótida e causou uma lesão em sua camada interna, o que levou à formação de um coágulo que se deslocou até o cérebro e causou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

É raro isso ocorrer, mas totalmente possível, de acordo com o médico Bonno van Bellen: “Esse trombo pode provocar um AVC que interrompe o fluxo sanguíneo para alguma parte do sistema nervoso.”

Movimentos bruscos

A modelo norte-americana Katie May teve um AVC após uma sessão de quiropraxia, sendo constatado que um dos movimentos feitos pelo especialista - com o objetivo de ajustar as articulações do corpo - foi tão brusco que lacerou sua artéria vertebral.

Apesar de não ser confirmado o risco de lesões do gênero pela quiropraxia, sabe-se que movimentos bruscos podem gerar a dissecção de artérias da região cervical, criando um coágulo que vai para o cérebro.

Entre os riscos, estão rotações e hiperextensões súbitas da região.


Síndrome do salão de beleza.


Outro caso que chamou atenção foi de uma mulher que teve AVC após uma ida ao salão de beleza. Na hora da lavagem, sua cabeça ficou tão esticada que a artéria vertebral foi lesionada.

Infelizmente, não é a primeira vez que isso ocorre. Inclusive, os médicos já atribuíram um termo técnico ao problema: síndrome do salão de beleza. Para evitá-la, a dica é não posicionar a cabeça muito para trás na hora da lavagem, apoiar a nuca com uma toalha ou buscar lavatórios em que seja possível ficar deitado.

Apesar de ser possível sofrer tais injúrias, elas são muito difíceis de acontecer. No entanto, todo cuidado é pouco com essa região.

Também é bom saber identificar os sintomas de AVC, a fim de correr para o atendimento médico. Eles incluem perda súbita da força ou formigamento em um lado do corpo, alteração da fala, dor de cabeça intensa e sem causa aparente, tontura, ânsia e vômito.

 

Fonte:Vix



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo