Postado em segunda-feira, 30 de julho de 2007
Supermercados prevêem maior volume de vendas em 2007
Alessandro Emergente
A expectativa do setor supermercadista para este ano é de crescimento no volume de vendas. A previsão da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é um aumento de 6,5% nas vendas de 2007 em comparação com o ano passado o que, se confirmado, representará o maior aumento dos últimos 12 anos. Em Alfenas, os supermercadistas prevêem um cenário semelhante à tendência nacional, mas não apontam números.
Luiz Paulo de Souza, gerente de um dos supermercados de Alfenas, confirma que há um cenário positivo para o setor, mas acredita que o percentual de aumento nas vendas da região não deve atingir a expectativa nacional, de 6,5% em relação a 2006. Diz que, no primeiro semestre, já houve um crescimento, mas “dentro do esperado”.
Marco Antônio Barbosa Ribeiro, gerente de outro supermercado, confirma a expectativa de crescimento do setor. Ribeiro trabalha em uma rede de supermercados que está em fase de expansão e inaugurou recentemente um estabelecimento em Alfenas e em outras duas cidades da região. Ele não soube precisar, mas acredita que expansão da rede está ligada ao cenário positivo para o setor.
Ribeiro informa que, a loja da rede na qual atuava, registrou um crescimento de 10% nas vendas do primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. “Houve um aumento mês a mês”, diz.
Cenário Nacional
Se confirmada a previsão da Abras, o setor supermercadista brasileiro deve ter, em 2007, o maior aumento real de faturamento em 12 anos. A entidade prevê um crescimento real neste ano de 6,5% sobre 2006, quando o setor registrou vendas de R$ 124,1 bilhões. Ganhos acima de 6% não são registrados desde 1995.
De janeiro a junho deste ano, o faturamento dos supermercados brasileiros cresceu 7,04% em termos reais. Em valores nominais, as vendas do setor em junho obtiveram alta de 12,22% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o aumento foi de 10,40% também em valores nominais.
Em Minas
A Amis (Associação Mineira dos Supermercados) prevê um crescimento menor para o setor no Estado. A expectativa é de uma aumento de 4 a 4,5% no ano em comparação com o registrado em 2006. O setor supermercadista mineiro fechou os cinco primeiros meses de 2007 com crescimento de 3,92%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, em números deflacionados pelo IPCA/IBGE (Índice de Preço ao Consumidor Amplo, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
COMENTÁRIOS