Postado em sexta-feira, 28 de abril de 2017
às 21:09
Secretaria de Educação e Cultura inicia cadastro de violeiros e fazedores de violas
A Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas já deu início ao cadastramento na cidade, que vai até 31 de julho.
Da Redação
As violas fazem parte da cultura e da identidade dos mineiros e estão presentes em diversos contextos culturais e religiosos. Por isso, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) iniciou estudos com objetivo de reconhecer o fazer e o tocar como patrimônio cultural de Minas Gerais.
A Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas já deu início ao cadastramento na cidade, indicando Índio Cachoeira para representar o Sul de Minas, inclusive no Seminário “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio em Belo Horizonte. O encontro reunirá tocadores, mestres, fazedores de violas pesquisadores e convidados, visando compreender as relações deste instrumento com as vivências do povo mineiro.
“Se você toca, constrói algum tipo de viola, ou conhece alguém que faz esse tipo de trabalho, procure a Casa da Cultura até o dia 31 de julho para efetuar o cadastro”, convida a Prefeitura de Alfenas.
O cadastro irá ajudar no levantamento sobre o universo de violeiros e fazedores de violas espalhados por Minas Gerais. Para realizar o cadastro, basta ir até a Casa da Cultura, situada na Praça Amália Engel, s/nº. O telefone é (35) 3698-1374.
COMENTÁRIOS