Postado em quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
às 11:11
Novo ouvidor-geral do Município planeja Ouvidoria Itinerante
O projeto que deve ser colocado em prática a partir do segundo semestre.
Alessandro Emergente
O novo ouvidor-geral do Município, Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho), planeja implantar a Ouvidoria Itinerante, projeto que deve ser colocado em prática a partir do segundo semestre. Ratinho assumiu a Ouvidoria-Geral do Município em janeiro.
De acordo com o ouvidor, o projeto de atendimento itinerário nos bairros é uma forma de aproximar-se da população, indo até a comunidade para ouvir as demandas. A proposta está em estudo e a expectativa é que seja implantado a partir do segundo semestre. O projeto segue uma diretriz do novo governo de buscar atendimento nos bairros. Uma dessas ações foi a implantação do Gabinete Itinerante.
Hoje, segundo o ouvidor, as maiores demandas apresentadas são podas de árvores, limpeza de terreno, troca de lâmpadas, tapa buracos e pedido de vistoria de possíveis criadouros da dengue. A média de atendimento diário é de 40 a 50 pessoas.
Outro problema, que tem número mais expressivo de procura, é o de troca de lâmpadas em postes de iluminação. Nesse caso, no entanto, além da Ouvidoria-Geral, há um canal direto com a empresa que presta o serviço, a Vaga Lume (0800-0331825).
Ratinho foi vereador nas duas últimas legislatura e foi candidato a vice-prefeito na eleição do ano passado. Ele acredita que a experiência como parlamentar ajuda-o no cargo, uma vez que possui experiência na articulação junto aos secretários e o conhecimento sobre os trâmites internos da prefeitura.
“Tenho mantido contato direto com os secretários”, diz o ouvidor ao afirmar que a meta é que 80% dos pedidos protocolados sejam solucionados, uma vez que parte da demanda é inviável. Isso porque são apresentados pedidos que muitas vez fogem a competência do Município. A média de resposta ao reclamante é de 10 dias, segundo ele.
Ratinho completou essa semana 27 anos como servidor de carreira do Município. Ele é fiscal tributário, alocado na Secretaria de Fazenda, e já integrou a Comissão Permanente de Licitação e a Comissão Municipal da Criança e Adolescente.
A Ouvidoria-Geral do Município atende o público das 12h às 18h, e segunda a sexta-feira, na Praça Dr. Emílio da Silveira, ao lado do Terminal Rodoviário Urbano. O telefone é 3698-1343 e o e-mail ouvidoria@alfenas.mg.gov.br.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Câmara Municipal autoriza criação de 3 secretarias
- Secretária de Fazenda deixará o governo e substituto já está definido
- Prefeitura de Alfenas projeta queda de até R$ 30 milhões no orçamento
- Novos secretários são nomeados em substituições a pré-candidatos
- Pedro da Itapuã assumirá Secretaria de Agricultura
COMENTÁRIOS