Postado em quarta-feira, 5 de outubro de 2016 às 13:22

Candidatos que venceram em sete cidades não poderão assumir cargos

Motivo é que eles concorreram com a candidatura indeferida. TSE terá até o dia 19 de dezembro para decidir sobre cada caso.


Do G1 Sul de Minas

Candidatos a prefeito que venceram nas urnas em sete cidades do Sul de Minas estão impedidos de assumir os cargos. O motivo é que eles concorreram com a candidatura indeferida e a situação ainda será definida pela Justiça Eleitoral. Nessas cidades, existe o risco até de uma nova eleição.

Em Santana da Vargem (MG), Vitor Elói, do PT, teve 2.510 votos. Ele não foi o mais votado, mas até o momento é considerado o prefeito eleito. O outro candidato é Argemiro Rodrigues Galvão, do PDT, que foi o mais votado. Ele recebeu 26 votos a mais do que Eloi: 2.536. No entanto, ele disputou as eleições com o registro de candidatura indeferido e portanto está inelegível para a Justiça Eleitoral. Todos os votos que ele recebeu são considerados nulos.

O Tribunal Superior Eleitoral tem até o dia 19 de dezembro para decidir sobre a situação dos candidatos que venceram as eleições e estão com as candidaturas indeferidas. Dependendo desses resultados, o TSE poderá decidir por novas eleições.

"Em caso de indeferimento, se o outro candidato não atingir 50% dos votos válidos, há possibilidade do tribunal determinar novas eleições. Mas essa é uma questão que ainda será analisada, a gente não tem certeza", disse o juiz eleitoral Cristiano Araújo Simões Nunes.

Ainda segundo o juiz eleitoral, o motivo mais comum de indeferimento de candidatura é a rejeição da prestação de contas públicas, como é o caso em Santana da Vargem.

Além de Santana da Vargem, outros seis municípios da região vivem a mesma situação: Areado, Ibituruna, São Bento Abade, Itumirim, Conceição do Rio Verde e Guapé. O juiz diz que esses candidatos devem recorrer até conseguir.

G1 Sul de Minas


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo