Postado em segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
às 08:58
A noite em que Gloria Pires não estava disposta
A atriz durante a cerimônia: laconismo era pouco
E o Oscar de escolha equivocada de comentarista vai para… a Globo.
Sim, o assunto da 88ª edição do Oscar era para ser os protestos pela ausência de indicados negros. Havia uma certa apreensão no ar, já que o apresentador da noite seria Chris Rock, ator e comediante negro que não faz floreios em suas críticas. Era também a noite em que todos os olhos se voltariam para o prêmio de melhor ator – será que Leonardo DiCaprio finalmente desencantaria? Mas eis que a Globo conseguiu roubar a atenção ao colocar Gloria Pires como uma das comentaristas da cerimônia.
Tal como sua personagem Beatriz em ‘Babilônia’, Gloria parecia “não estar disposta” a falar sobre filmes, atores, atrizes, trilhas sonoras, efeitos especiais e sonoros ou melhor fotografia – em suma, essas coisas entediantes que compõe a premiação do Oscar. Isso em meio ao esforço do jornalista Artur Xexéo, que tentava preencher a lacuna informativa/crítica, e diante do desespero da apresentadora Maria Beltrão, que lutava para arrancar alguma opinião de Gloria. Alguns momentos da atriz durante a cerimônia na TV:
Maria Beltrão: E aí, Glória, curtiu o prêmio para ‘Mad Max’?
Gloria Pires: Curti. Filme de ação. Bacana…
Maria Beltrão: Você acha que Lady Gaga leva essa?
Gloria Pires: Não sou capaz de opinar…
Maria Beltrão: O que você achou do prêmio para ‘Divertida Mente’?
Gloria Pires: Eu não assisti…
Maria Beltrão: Quem deve ganhar o melhor filme?
Gloria Pires: Ah que pergunta. Eu não sou boa de previsão. Adoro, ‘Trumbo’…
Maria Beltrão: Mas ‘Trumbo’ não está concorrendo a melhor filme…
Maria Beltrão: Gloria, você gosta da música do Sam Smith?
Gloria Pires: Médio…
E todas essas respostas foram dadas com o mesmo entusiasmo que respondemos a um taxista quando estamos de ressaca pela manhã e ele insiste em puxar papo. Foi o suficiente para que uma enxurrada de memes tomasse conta da internet. Houve quem dissesse que a performance de Gloria estava derrubando a cobertura da Globo (a outra opção era TNT com comentários de Rubens Ewald Filho). Não creio. Acho até que muita gente viu o Oscar na Globo só para se divertir com o laconismo da atriz.
Quanto à cerimônia, Chris Rock deu a paulada que todos esperavam no discurso de abertura (“Se Hollywood é racista? Pode apostar. Mas é o tipo de racismo que você cresce acostumado a ver. O racismo do clubinho”). Não se tratou, no entanto, de “mimimi”. Chris fez um monte de piadas com o assunto, satirizou os artistas negros que haviam pedido para que ele boicotasse o Oscar (“como é que gente desempregada diz para você não ir trabalhar? “) e até espetou a turma politicamente correta que não gosta de perguntas sobre os vestidos das atrizes (“deixem perguntar; ninguém pergunta sobre o que os homens estão vestindo porque eles vestem a mesma maldita roupa”).
Yahoo
COMENTÁRIOS