Postado em terça-feira, 5 de janeiro de 2016
Sem referências brasileiras, “Ligações Perigosas” parece cinema americano
A história é francesa, do século 18, e conhecida do público através de Hollywood. A não ser pelo elenco, quase não há referências brasileiras. Principalmente pelas locações.
Do Blog Nilson Xavier/UOL
A história é francesa, do século 18, e conhecida do público através de Hollywood. A não ser pelo elenco, quase não há referências brasileiras. Principalmente pelas locações. E é proposital: para não parecer “uma novela de Benedito Ruy Barbosa”.
A Globo apostou em uma história universal, já conhecida, para a minissérie que abre 2016: “Ligações Perigosas” (estreia desta segunda, 04/01), baseada no clássico francês de Choderlos de Laclos (de 1782), adaptada por Manuela Dias e dirigida por Vinícius Coimbra (em núcleo de Denise Saraceni). O público médio reconhece a trama das duas adaptações mais famosas, os filmes “Ligações Perigosas' (1988), com Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeifer, e “Segundas Intenções' (1999), com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e Reese Witherspoon.
Assistindo, na telona do cinema, aos dois primeiros capítulos (em uma sessão especial para a imprensa, em dezembro), a primeira impressão que ficou foi a de ver uma produção cinematográfica, hollywoodiana, da mais alta qualidade – só que com atores brasileiros. Chamou a atenção a falta de referência ao Brasil. A trama se passa na década de 1920 em uma fictícia cidade litorânea – que pode estar em qualquer parte do mundo. Nem a trilha sonora ajuda, já que mistura música erudita com charlestons e outros ritmos e modalidades musicais, e quase nenhuma alusão à música brasileira – pelo menos por enquanto, só Ernesto Nazareth.
Foi proposital. Palavras do diretor Vinícius Coimbra na ocasião: “para não parecer uma novela de Benedito Ruy Barbosa”. Muitas das gravações externas aconteceram na Patagônia (como as deslumbrantes tomadas na praia, com vista para falésias) e interior da Argentina. Umas das fachadas mais usadas (a mansão de Consuelo/Aracy Balabanian) é o Palácio de Santa Cândida, em Concepción Del Uruguay. Mas alguns prédios históricos do Rio de Janeiro e Niterói podem ser reconhecidos.
COMENTÁRIOS