Postado em terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Atualizada em terça-feira, 9 de dezembro de 2014 às 04:18

Sistema de emissão de notas fiscais volta a ter problema e causa prejuízo às empresas

Pela segunda vez no ano, empresas ficam sem poder emitir nota fiscal eletrônica devido a sistema da prefeitura.


 Alessandro Emergente

As empresas de Alfenas estão, novamente, sem poder emitir notas fiscais eletrônicas (NFS-e). O novo sistema online contratado pela prefeitura, anunciado para ter início no dia 1˚ de dezembro, não está em pleno funcionamento, deixando as empresas sem movimentação financeira. As empresas estão sendo cadastradas uma a uma e a prefeitura não informa oficialmente uma previsão para normalizar o sistema.

O recebimento por serviços prestados ou mercadorias vendidas está impossibilitado para a maioria dos empresários da cidade, que não têm como emitir a NFS-e.

No mês passado, a prefeitura anunciou a mudança no sistema de emissão de NFS-e com a contratação de uma nova empresa prestadora de serviço. Os contadores do município participaram de uma palestra, em novembro, para orientações sobre o novo sistema, que começaria a operar a partir do dia 1˚ de dezembro.

No entanto, na última sexta-feira os contadores e empresários foram surpreendidos com a impossibilidade de emitir NFS-s. A orientação repassada aos contadores é que eles encaminhem à Secretaria Municipal de Fazenda uma declaração com a última nota fiscal emitida. Só depois disso, a prefeitura analisará as informações para liberar o login para emissão de NFS-s.

Secretário prefere o silêncio

O Alfenas Hoje tentou contato com o secretário municipal de Fazenda, Miguel Diogo, na tarde desta segunda-feira, mas ele evitou falar com a imprensa. Após a reportagem aguardar cerca de 3 minutos na linha telefônica, a atendente informou que o secretário estava ocupado e não poderia atender. Foi solicitado, então, um retorno assim que pudesse atender a imprensa, mas nenhum contato foi feito até a publicação desta matéria. 

O secretário Miguel Diogo preferiu não atender a imprensa, deixando sem resposta oficial sobre uma previsão para que o sistema seja normalizado (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)

A reportagem do Alfenas Hoje chegou a ouvir, por telefone, um técnico da empresa responsável pelo sistema online de emissão das NFS-e. Thiago Brangioni disse que está sendo feito o cadastro individual das empresas, a partir da declaração solicitada aos contadores. Informou acreditar que o sistema possa ser normalizado até o dia 15, mas afirmou que esse não é um posicionamento oficial da empresa. 

Uma saída para algumas empresas, que ainda possuem blocos de nota fiscal, foi a emissão por esse meio. Porém, a prática não é mais utilizada e a prefeitura não está mais autorizando os blocos, informou um contador ouvido pela reportagem. 

No site da prefeitura, aparece erro na página ao clicar no ícone Nota Fiscal Eletrônica (Foto: Reprodução)

Outra dificuldade relatada por contadores é que a prestadora de serviço havia informado, durante a palestra realizada em novembro, que disponibilizaria cerca de 15 funcionários para orientar e esclarecer eventuais dúvidas no início da operação do novo sistema online. Porém, apenas um funcionário estaria atendendo os contadores. 

Não é a primeira vez esse ano que as empresas de Alfenas têm prejuízo por conta de problemas no sistema de emissão de NFS-e. A antiga empresa, que gerenciava o sistema, chegou a bloquear o serviço, alegando falta de pagamento. O serviço só foi reestabelecido após uma decisão judicial.

LEIA MAIS:

Empresas estão sem emitir notas fiscais desde segunda por causa de falha da prefeitura

Empresa que suspendeu emissão de notas fiscais alega atraso de oito parcelas 

Justiça determina que empresa restabeleça o serviço de emissão de nota fiscal



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo