Postado em terça-feira, 25 de novembro de 2014
às 05:30
Atualizada em terça-feira, 25 de novembro de 2014
às 09:51
Ex-diretor do Zoológico acusa secretário de despreparo e faz denúncias na tribuna
Segundo a denúncia, feita na Câmara, a prefeitura teria cometido fraude para obter um documento da CEF.
Alessandro Emergente
O ex-diretor técnico do Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues (Zoológico de Alfenas), biólogo Robson Flávio do Nascimento, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão de segunda-feira, e acusou o secretário John Strauss (Meio Ambiente) de “despreparado”. Apontou problemas no local e fez uma grave denúncia: uma suposta fraude para obtenção de uma certidão da Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação de um habits para uma obra no local.
Nascimento, que deixou o cargo após quase dois anos na função, afirmou que, para obtenção do documento emitido pela CEF, a Secretaria de Meio Ambiente burlou uma vistoria de técnicos da CEF há cerca de dois meses. A manobra, que caracteriza fraude se comprovada, foi a instalação de 12 extintores em pontos estratégicos do Zoológico de forma irregular e provisória, apenas para passar pela avaliação da CEF.
Segundo Nascimento, os extintores deveriam ser instalados em pontos com alvenaria de concreto e possuir placas indicativas. No entanto, no dia da visita técnica da CEF, foram improvisados suportes de eucalipto para colocação de extintores, que teriam chegado pouco antes da vistoria.
O mais grave, segundo a denúncia, é que após o término da vistoria, os extintores foram novamente retirados do Zoológico, que permaneciam sem os equipamentos de segurança até o dia que Nascimento deixou o Zoológico, há cerca de dez dias. Até as placas indicativas, segundo ele, foram compradas com dinheiro de uma funcionária.
Sem veterinária
Outra irregularidade apontada pelo ex-diretor técnico do Zoológico é que o local está há quase seis meses sem uma veterinária, uma vez que a profissional titular está de licença-maternidade. Pela legislação, o local não pode ficar sem uma veterinária com especialização em animais silvestres.
De acordo com um cronograma de obras, divulgado no início do ano pela prefeitura, o Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues deveria ser reaberto em dezembro. Mas Nascimento disse que não há prazo para reabertura e que isso não acontecerá “tão cedo” por causa, segundo ele, do “despreparo” do secretário de Meio Ambiente. Strauss acompanhou a fala de Nascimento do plenário, ao lado de uma funcionária da Secretaria de Meio Ambiente.
“Falta de tudo”
Nascimento fez diversas críticas a administração municipal em relação a gestão do Zoológico como ausência de ração para alimentar os animais. Disse que era obrigado a utilizar o próprio veículo, com gasolina paga por ele, para atender situações envolvendo o seu trabalho. “Ali falta de tudo”, declarou.
O biólogo disse que, antes de usar a tribuna, recebeu uma ligação anônima com ameaça, tentando intimidá-lo para que não fosse a Câmara. O vereador José Carlos de Morais (Vardemá/PROS) declarou que que era preciso valorizar a "coragem" de Nascimento para levar essa situação a público.
O Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues é, segundo Nascimento, o quarto melhor de Minas Gerais, atrás somente de Belo Horizonte, Ipatinga e Sapucaí Mirim. São 140 animais em uma área de 13,2 hectares, sendo 3,7 ha de fragmentos de Mata Atlântica.
Logo após o término do uso da tribuna, Strauss deixou rapidamente o local, antes de falar com a imprensa.
LEIA MAIS:
Novo cronograma é definido para as obras no Parque Municipal; inauguração será em dezembro
Projeto Zoológico vai à Escola atenderá estudantes do ensino fundamental
COMENTÁRIOS