Postado em quarta-feira, 27 de agosto de 2025
às 23:53
Secretárias municipais apresentarão plano de reestruturação para atendimentos no CMA
Até o final de setembro será apresentado um plano de reformulação nos atendimentos.
Alessandro Emergente
As secretárias municipais Andrea de Souza (Saúde) e Thays Salles (Educação) apresentarão um plano de reformulação dos atendimentos no Centro Municipal de Autismo (CMA) e nos cinco núcleos localizados nos bairros. O comunicado foi feito, na última segunda-feira, durante uma reunião das secretárias com os vereadores.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), as secretárias solicitaram um prazo, até 30 de setembro, para apresentar um novo plano de atendimento. Esse plano será levado aos vereadores e a uma comissão de mães, que têm filhos atendidos pelo CMA. A avaliação de Paccini é que o encontro foi positivo.
A reunião, realizada durante a manhã de segunda-feira, foi solicitada oficialmente pelos parlamentares após serem procurados por pais e mães de crianças atendidas pelo CMA. Os vereadores buscam uma intermediação junto ao governo para viabilizar algumas demandas apresentadas pelos pais.
Entre as reclamações estão a falta de alguns profissionais para atendimento a demanda. O governo alega dificuldade na contratação desses profissionais devido a falta de especialização para atendimento as crianças com necessidades especiais. Entre as especialidades citadas estão terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
Segundo Paccini, as secretárias informaram que, atualmente, são 73 profissionais contratados para atendimento no CMA e nos cinco núcleos localizados nos bairros (Pinheirinho, Vila Betânia, Vista Grande, Jardim São Lucas e Alvorada). A demanda atendida é de quase 600 crianças, sendo 311 com o espectro do autismo.