Postado em quinta-feira, 30 de outubro de 2014
às 14:11
Coleção “povos africanos” é exposta na Casa da Cultura
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, exposição, com 22 telas, fica 12 até 12 de novembro.
Da Redação
A Casa da Cultura de Alfenas está expondo o trabalho do artista plástico Antônio Carlos Gonçalves, o Nenê. O pintor é de Serrania e batizou a exposição de Tribos Africanas.
As pinturas, todas em óleo sobre tela, mostram povos como mursis, himbas, massais, hamers, núbios, zulus e olmos. São homens, mulheres e crianças, de grande realismo e beleza. O artista sempre se interessou pela anatomia humana e optou pelos tipos africanos pela diversidade que apresentam.
Nenên, como é conhecido pelos amigos em sua cidade natal, explica o porquê de seu interesse pela Cultura Afro - descendente: “Este povo integra-se perfeitamente à natureza, fazendo parte dela. É a vida, no mais alto grau de pureza. Sinto que cada indivíduo é motivado apenas pelo desejo de ser belo, de seduzir e de exteriorizar o prazer”.
O artista pinta há 40 anos, mas há 15, pesquisa tribos africanas. Vivendo de sua arte, ele tem vários clientes em Alfenas e outras cidades.
A exposição vai até 12 de novembro. A visitação pode ser feita de 8 às 11 e de 13 às 17 horas. Interessados podem, além de apreciar, comprar o trabalho de Nenê.
A exposição na Casa da Cultura vai até 12 de novembro (Foto: Divulgação/Ascom prefeitura)
COMENTÁRIOS