Postado em segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 às 17:28

Algodão: Ferramenta inovadora pode combater pragas em MT

Nas últimas safras o aparecimento das lagartas Helicoverpa armigera e Chrysodeixis includens, mais conhecida como falsa-medideira, tem trazido preocupação aos produtores rurais de Mato Grosso e também de outros estados produtores de algodão


Do Portal do Agronegocio

O produtor Carlos Rodrigo Bernardes da Silva, da região de Campo Verde, contabiliza um aumento dos custos com produtos para o combate dessas pragas na ordem de 25% nesta safra.
 
Segundo ele, a presença da falsa medideira no início do plantio de algodão de segunda safra, agora no final do mês de janeiro, apareceu de forma mais contundente. Essa praga, se comparada as outras, veio de forma mas veroz. Claro que estamos atentos e aplicamos os produtos certos e na hora certa para o seu controle, mas pontuamos que qualquer erro poderia ter sido fatal, explica o sojicultor.
 
Contudo, desde a safra 2012/13 os cotonicultores de Mato Grosso contam com uma ferramenta inovadora no combate a essas pragas. Trata-se do Sistema de Alerta de Pragas Emergentes (SAP-e), uma iniciativa do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), concretizada graças a um financiamento do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), com o objetivo de validar um sistema de alerta aos cotonicultores sobre a incidência de mariposas-praga, que transitam no sistema de produção de grãos e fibra de Mato Grosso.
 
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo