Postado em segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
às 14:31
Mercado de cafés especiais segue com bons preços
Após três anos consecutivos de quedas, 2014 trouxe consigo o tão necessário alívio aos cafeicultores da América Latina e da África
Do Portal do Agronegócio
Preocupações climáticas no Brasil, maior produtor mundial, puxaram para cima o preço do café arábica em 20%, mesmo assim para um patamar no qual muitos produtores mal conseguem contabilizar algum lucro. Mas há um nicho no qual a preocupação é bem menor - o de produtos premium, de qualidade superior.
Comparados aos vinhos finos, esses grãos estão conseguindo ágios expressivos e têm sido comercializados por valores cerca de três vezes superiores aos preços de mercado nos leilões. Embora constitua uma pequena parcela do mercado total de café, o segmento premium segue em crescimento acelerado, em um momento em que os consumidores buscam café de melhor sabor, além de uma "ligação" com as propriedades rurais responsáveis pelos grãos.


COMENTÁRIOS