Postado em quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Catálogo que reúne acervos históricos de Alfenas é lançado
Documentos manuscritos estão reunidos em uma obra organizada pelo professor da Unifal, Alisson Eugênio.
Da Redação
Documentos manuscritos, produzidos entre 1860 e 1982, estão reunidos em uma obra organizada pelo professor do curso de História da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Alisson Eugênio. O catálogo foi lançado no último dia 30 e é composto por documentos produzidos pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Alfenas.
O catálogo “Fontes para o Estudo da História de Alfenas” é resultado de um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Universidade, sob a coordenação do professor, entre os anos de 2010 e 2012. O trabalho chegou a ser apresentado na Câmara Municipal no final do ano passado.
“Foi um trabalho difícil, demorado, mas que houve um interesse enorme dos alunos em trabalhar, organizar, aprender e colocar em prática o que viram no curso de extensão que fizemos”, disse o organizador da obra.
que aparece em destaque (Foto: Ascom/Unifal)
O organizador anunciou que a Universidade está construindo um centro de documentação histórica, que além de arquivar documentos do município, também irá instituir o acervo institucional para arquivar material sobre a antiga Efoa e a Unifal. "Além do resgate da memória local, a importância disso é a contribuição para a construção de identidades no munícipio e na região”, afirmou o professor, que falou sobre a pretensão de estabelecer parcerias com as escolas da cidade.
Abrangendo 120 anos de história de Alfenas, o acervo reúne informações burocráticas, sobretudo as de caráter contábil, dados eleitorais registrados nas atas de eleições e listas de eleitores, além de dados econômicos registrados nos arrolamentos de contribuintes, de comerciantes do antigo mercado municipal e dos pecuaristas que abatiam seu gado no matadouro municipal.
O catálogo está disponível para consulta na Biblioteca da Unifal. Historiadores e professores, que se interessarem em adquirir um exemplar, devem procurar a Pró-Reitoria de Extensão - Prédio L (ao lado da guarita de saída da sede da Universidade) ou entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1279.
COMENTÁRIOS