Postado em sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 às 16:25

Produtos agrícolas iniciam o ano em deflação

Os preços agropecuários iniciaram o ano em queda no atacado, sinalizando que a inflação de alimentos ao consumidor pode perder força nos próximos meses


Do Portal do Agronegocio

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) agropecuário passou de 0,75% para -0,89% em janeiro, segundo o IGP-M (Índice Geral de Preços) divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas. A expectativa é que a deflação seja mais intensa na próxima medição, segundo a LCA.
 
Entre os destaques de baixa estão produtos que subiram muito no ano passado, como o tomate, a batata-inglesa e o leite "in natura".
 
Mas, segundo Salomão Quadros, pesquisador responsável pelo IGP-M, a soja foi a principal responsável pela deflação de janeiro.
 
Se retirarmos a soja do cálculo, a desaceleração do IPA agropecuário seria muito tênue, diz. Por isso, a retração demonstrada pelo índice no atacado deve demorar para chegar ao varejo.
 
O impacto da oleaginosa no bolso do consumidor é pequeno e indireto. Ele é praticamente restrito ao óleo de soja, à margarina e às carnes de frango e de suínos, animais que consomem farelo de soja na ração. Espera-se que ocorra um repasse da retração no preço do insumo para o produto final, mas é difícil prever se ele ocorrerá na mesma intensidade e quando.
 
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo