Postado em sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 às 10:11

Viticultura mundial enfrenta uma nova filoxera

Alerta foi lançado hoje, 23, em palestra na Embrapa Uva e Vinho, por especialista mundialmente renomada em doenças do lenho da videira


Do Portal do Agronegocio

A viticultura mundial enfrenta uma nova filoxera – praga que, no final do século XIX, dizimou vinhedos na Europa. Quem ocupa a posição de inimigo maior dos produtores de uva na atualidade, em todo o mundo, em uma dimensão alarmante, são as doenças do lenho da videira (conjunto de moléstias que inclui a podridão-descendente, o pé-preto e o chocolate, entre outras). O alerta foi lançado hoje pela manhã, 23, em palestra na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), pela pesquisadora portuguesa Maria Cecilia Rego, especialista de reputação mundial em tais doenças. Um colega australiano, de renome internacional – a ponto de ser reconhecido como o guru da viticultura mundial , Richard Smart, já usou esse conceito: as doenças do lenho são a nova filoxera da videira, segue Maria Cecilia. Mais de cem pessoas, entre agrônomos, técnicos agrícolas e enólogos, assistiram à apresentação da pesquisadora.
 
De acordo com a especialista, a preocupante disseminação das doenças do lenho tem sua origem no significativo incremento das áreas de cultivo de parreirais, ou de sua renovação, tido nas últimas décadas. A demanda provocou um grande aumento na produção de mudas, feita às pressas, sem os devidos cuidados, de modo que plantas não-sadias foram difundidas pelo mundo inteiro, explica Maria Cecilia.
 
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo