Postado em segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 às 17:52

Cafeicultores poderão renegociar dívidas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação de parcelas de financiamentos rurais vinculadas a lavouras de café arábica, segundo nota do Conselho Nacional do Café (CNC). A medida foi publicada na última quinta-feira (9)


Do Portal do Agronegócio
 
O conselho autorizou a renegociação das parcelas vencidas e a vencer no período de 1º de julho de 2013 a 30 de junho de 2014, das operações de crédito rural contratadas até 10 de janeiro de 2014.
 
A decisão se refere às operações vinculadas a lavouras de café arábica, referentes a custeio, investimento e comercialização. As demais orientações do documento de novembro foram mantidas pelo colegiado.
 
O CNC também chamou a atenção para os dados de estimativa de produção divulgados na semana passada. Segundo o conselho, a revisão para baixo da estimativa de produção por parte da exportadora suíça Volcafe, divisão de café da trading ED&F Man, "traz a realidade à tona e não joga com supervolumes com o objetivo único de aviltar os preços e, por conseguinte, sufocar os produtores mundiais de café". A trading reduziu sua previsão para 51 milhões de sacas de 60 quilogramas, ante 60 milhões previstas no mês de novembro.
 
Os preços do café arábica iniciaram o ano em recuperação, motivada pelas previsões de menores volumes a serem colhidos no País na temporada 2014/2015. O vencimento março de 2014 do contrato C encerrou a quinta-feira a US$ 1,1935 por libra-peso, representando alta acumulada de 300 pontos na semana. O café foi posicionado como a segunda commodity com melhor desempenho financeiro em 30 dias.
 
A quebra de safra, segundo o Conselho Nacional do Café , "cria a possibilidade de uma safra de ciclo alto poder se situar abaixo de uma de menor volume".



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo