Postado em segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 17:36

Emergência fitossanitária é realidade em cinco estados do Brasil

Com o decreto que estendeu na última semana situação de emergência fitossanitária à agricultura do Piauí, o Brasil tem cinco estados alarmados diante dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera


Do Portal do Agronegocio

Com o decreto que estendeu na última semana situação de emergência fitossanitária à agricultura do Piauí, o Brasil tem cinco estados alarmados diante dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera às lavouras de soja, milho e algodão. Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia foram os primeiros a entrar nessa lista, que tende a crescer.
 
Os técnicos consideram que há risco concreto de os produtores perderem o controle da nova praga, mesmo com reforço no número de aplicações de agrotóxicos, que deve passar de quatro para nove nas áreas regiões mais atingidas. A lagarta se reproduz rapidamente e, quando adulta, resiste a altas doses de inseticidas. Ataca a parte reprodutiva das plantas, folhas, vagens e grãos.
 
O Ministério da Agricultura decretou emergência fitossanitária no Piauí informando que a medida libera a elaboração de planos para supressão da praga. O decreto abre caminho à importação extraordinária de defensivos de aplicação não autorizada no Brasil. Esses agrotóxicos têm como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina e precisam ter sido aprovados por pelo menos três países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo