Postado em sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Alfenas recebe exposição itinerante sobre Hans Christian Andersen
Da Redação
Começou na Biblioteca Pública Municipal de Alfenas “Dr. João Januário de Magalhães” uma exposição sobre o escritor Hans Christian Andersen.
A exposição, que faz parte de um projeto de incentivo à leitura e de valorização de autores e obras literárias, é realizada numa parceria entre a Superintendência de Bibliotecas Públicas da Secretaria Estadual de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas.
A exposição atual apresenta Hans Christian Andersen e sua obra em poesia, destacando seu reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance “O Improvisador”, que apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Hans Christian Andersen famoso, até então, raros livros voltados especificamente para crianças.
Ler Hans Christian Andersen 200 anos de sonho de um escritor, através da exposição itinerante e que faz parte de um Projeto da professora Dalva Fidélis, com as alunas de pedagogia da Unifenas, é interagir e compactuar em suas histórias, os padrões de comportamento que deveriam ser adotados na época, pela sociedade e que relatam os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. O escritor buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
A sua contribuição para a literatura direcionada à infância e adolescência, lhe rendeu uma homenagem e ficou gravada a data de seu nascimento, 2 de abril, e, é hoje o “Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome. A International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil e a primeira representante brasileira a ganhá-la foi Lygia Bojunga em 1982.
Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos". São textos que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo desde sua publicação até a atualidade, tendo sido adaptados para o cinema, o teatro, a televisão e o desenho animado, entre outras obras.
A Biblioteca Pública Municipal de Alfenas está colocando em destaque todo mês obras literárias para apreciação de seus usuários de todas as faixas etárias. As obras são expostas em um estante e há um painel alusivo à obra no quadro que fica na entrada da biblioteca. A exposição fica exposta na Biblioteca até o dia 29 de setembro.
COMENTÁRIOS