Postado em sábado, 19 de dezembro de 2009
Filme 2012 continua em cartaz e Avatar é a novidade
O fim do mundo retratado no longa metragem “2012” continua na programação do Cine Art Café pelo menos até a próxima quinta-feira.
Da Redação
O fim do mundo retratado no longa metragem “2012” continua na programação do Cine Art Café pelo menos até a próxima quinta-feira. A novidade é Avatar, uma ficção científica que conta a história de um ex-fuzileiro naval que se vê em apuros em um planeta hostil, repleto de formas de vida exóticas.
>>Confira a programação clicando aqui
O drama “2012” entrou em cartaz na semana passada e permanece, por pelo menos, mais uma semana devido a grande procura pelo filme. Ao lado de “Lua Nova”, tem movimentado as bilheterias de todo o País . Ambos estrearam em novembro e dominam o circuito, passando a marca de 5 milhões de espectadores. A informação é do site Filme B.
A produção de 2012 tem início com uma descoberta fatídica: o centro da Terra se transformou em uma espécie de forno microondas prestes a explodir. É o fim do mundo. O presidente dos Estados Unidos (Danny Glover, de "Dogville"), com a ajuda de outros países, estabelece um plano secreto de "sobrevivência" para a humanidade.
Nesse meio tempo, um escritor fracassado e com problemas de relacionamento, Jackson (John Cusack, "O Contrato"), tenta passar o fim de semana com os filhos, que preferem o padrasto ao pai.
Durante o passeio, ele acaba conhecendo o pirado Charlie (Woody Harrelson), cuja rádio pirata fala sobre o fim do mundo. Não passa muito tempo até Jackson perceber que o maluco é quem tinha razão e foge para salvar sua família. A grande questão, no entanto, é quem será convidado para sobreviver à hecatombe.
Avatar
Já Avatar, que fez sua estréia na sexta-feira, mostra a história de um ex-fuzileiro naval que se vê em apuros em um planeta hostil, repleto de formas de vida exóticas. Invertendo um padrão comum na ficção científica, os humanos são os invasores em "Avatar".
Repetindo a trajetória que a humanidade vem fazendo desde sempre, os terráqueos chegam ao planeta Pandora sedentos por seus recursos naturais e hostis a seus "selvagens" ocupantes, uma população hominídea que de três metros de altura e pele azulada, perfeitamentre integrada ao espetacular mas perigoso meio ambiente do planeta.
Um programa de "avatares" - seres criados a partir de DNA humano e pandorense - foi implantado por uma cientista, a Dra Grace (Sigourney Weaver), com o objetivo de estudar a natureza e a população do lugar (afinal, só os nativos conseguem respirar a atmosfera do planeta).
Os militares-de-aluguel, que atuam como segurança da colônia humana, corrompem o programa para outros fins. No meio do drama está Jake (Sam Worthington), um "condutor de avatar" que acaba adotado por uma nativa, Neytiri (Zoe Saldana).
Imerso na cultura de Pandora e vendo o planeta, literalmente, pelos olhos de um nativo, Jake tem uma verdadeira epifania existencial.
De acordo com a jornalista Ana Maria Bahiana, em critica publicada pelo portal Uol, uma grande parte do triunfo de "Avatar" é seu roteiro, que explora e resume vários temas constantes na obra do diretor James Cameron: o uso responsável da ciência, a força protetora das mulheres, a coragem como elemento de redenção. Diálogos não é o forte em "Avatar". Mas estruturalmente, é perfeito, capaz de atrair o espectador imediatamente e mantê-lo na trama até o segundo final.
COMENTÁRIOS