Postado em segunda-feira, 24 de março de 2025 às 10:10

Alfenas pleiteia câmpus do IFSM e oferece terreno para construção da unidade

Prefeito e deputados do PT foram ao MEC levar um documento manifestando interesse de Alfenas.


 Alessandro Emergente

As negociações para implantação de um câmpus do IFSM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) em Alfenas estão avançadas. A Prefeitura de Alfenas já tem um terreno, de 50 mil m², para ser doado a União para construção do IFSM caso o Ministério da Educação (MEC) acate a proposta.

Na semana passada, o prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio, acompanhado do deputado estadual Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), foi até Brasília (DF) para apresentar a proposta ao MEC. Eles foram recebidos pelo secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, numa articulação política coordenada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT), “padrinho” da proposta junto ao Governo Federal.

A reportagem do Alfenas Hoje apurou que outros municípios da região também pleiteiam o direito de ter um novo câmpus do IFSM. Mas o deputado Luizinho aposta na influência política de Lopes junto ao governo federal. Inclusive, aponta que já foram reservadas emendas parlamentares que chegam R$ 500 mil para o projeto de Alfenas. Esses valores serão indicados por ele e Lopes. 

O terreno a ser doado a União para construção do IFSM está localizado próximo a Apac. Doação depende de aval legislativo (Foto: Reprodução)


O modelo de incentivo é semelhante a ampliação da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), quando a Prefeitura de Alfenas doou um terreno no bairro Santa Clara para construção da nova unidade da Unifal. Os investimentos para construção do local ficam por conta da União. 

A secretária de Educação de Alfenas, Thays Salles, explicou que o terreno, indicado ao MEC para construção do câmpus, está localizado próximo a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Entre as vantagens apontadas estão a infraestrutura disponível e a distância de apenas 1 km em relação a área urbana.

Além disso, Luizinho aponta uma espécie de “acupuntura urbana” semelhante ao que aconteceu na região dos bairros Pinheirinho e Santa Clara com a ampliação da Unifal. A região seria valorizada, atraindo investimentos privados. 

Prefeito e deputados foram a Brasília apresentar o interesse (Fotos: Divulgação)

Caso o projeto seja contemplado pelo MEC, o terreno apresentado como alternativa para implantação do câmpus do IFSM, que pertence a municipalidade, seria doado a União. Mas, para que isso aconteça, é necessária uma autorização legislativa. Fontes ouvidas pela reportagem não veem dificuldade nessa articulação junto ao Legislativo de Alfenas devido a evidência de interesse público.

De acordo com Thays, a administração municipal oficializou junto ao MEC, por meio do gabinete do deputado Reginaldo Lopes, uma manifestação de interesse para implantação do câmpus do IFSM em Alfenas. No início do mês, um ofício foi encaminhado ao gabinete e, na semana passada, foi feita a visita oficial junto ao MEC sacramentando o interesse. 

O projeto foi apresentado a Reginaldo Lopes, que articula junto ao MEC a proposta (Foto: Divulgação)

Um dos aspectos, citados pela secretária e que estão no documento enviado ao Ministério da Educação, como ponto positivo de Alfenas é a presença do ETEC (Escola Técnica Profissionalizante) na cidade, demonstrando que já há uma parceria sólida entre o município e o IFSM, além de uma estrutura de equipamentos.

Instituto das Águas

Durante a visita ao MEC, Fábio, Luizinho e Reginaldo Lopes publicaram um vídeo nas redes sociais sobre a proposta. Na gravação, o deputado estadual propõe que o câmpus seja vocacionado para cursos e pesquisas que envolvam a questão ambiental e o Lago de Furnas, batizando de Instituto das Águas. Com isso, ofertaria, por exemplo, cursos relacionados ao lago, como psicultura, por exemplo, além de, no futuro, desenvolver pesquisas nessa área.

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo