Postado em quarta-feira, 2 de outubro de 2024 às 16:04

Decreto determina transporte coletivo gratuito no dia das eleições em Alfenas

Medida cumpre uma recomendação da Justiça Eleitoral para garantia de acesso às urnas para todos eleitores.


 Alessandro Emergente

Um decreto municipal (nº 3.630/2024), publicado nesta quarta-feira (2), determina o transporte coletivo gratuito em Alfenas no próximo domingo (6 de outubro), dia de votação para prefeito e vereadores. A decisão, assinada pelo prefeito Fábio Marques Florêncio (PT), acata uma recomendação do STF (Supremo Tribunal Federal) para disponibilização de transporte gratuito nas eleições. [Clique aqui e leia o decreto]

O decreto, assinado nesta quarta-feira, determina a oferta de transporte coletivo gratuito das 8h às 17h no próximo domingo. A medida deve ser cumprida pela concessionária na cidade, a empresa Alfetur.

De acordo com o documento, caberá a Secretaria Municipal de Defesa Social, em conjunto com a concessionária, determinar o quadro de horários e serviços para cumprimento da medida.

No ano passado, o STF, por unanimidade, decidiu que o poder público tem o dever de fornecer serviço gratuito de transporte coletivo nos dias de eleições. A decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1013. A ação foi proposta, na época, pelo partido Rede Sustentabilidade, que argumentava que o não fornecimento de transporte público adequado para atender eleitores viola o direito ao voto.

O decreto municipal desta quarta-feira atende a resolução nº 23.736/24, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que determina a adoção de providências para garantia de transporte coletivo no dia da votação e um ofício (nº 33/24), da Justiça Eleitoral, para que o poder público assegurasse transporte coletivo gratuito para garantia do direito ao voto pelos cidadãos.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo